Proposta pela FURB, parceria entre Acafe e Celesc contempla melhoria da rede elétrica das escolas estaduais

Proposta pela FURB, parceria entre Acafe e Celesc contempla melhoria da rede elétrica das escolas estaduais

Foto: Divulgação / Comitiva da Acafe presente à assinatura do termo de cooperação

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (17), a assinatura de um termo de cooperação técnica para acelerar as melhorias na situação do fornecimento de energia elétrica para as escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina, com o apoio de estudantes de nível superior das instituições do Sistema Acafe. Sete das 14 instituições comunitárias que integram a associação participarão deste programa e a FURB é uma delas, envolvendo estudantes de cursos como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, e Engenharia Elétrica.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Educação (SED/SC), mais de 700 unidades de ensino em todas as regiões de Santa Catarina precisam de melhorias na rede elétrica, para instalação de equipamentos como novas lousas digitais e ar condicionado. No Vale do Itajaí, 15 escolas estaduais submetidas a coordenadoria regional de educação de Blumenau e mais 11 escolas estaduais que integram a coordenadoria regional de educação de Timbó poderão ser atendidas por meio deste programa, com atividades desempenhadas por estudantes da FURB

O acordo firmado nesta segunda-feira (17) entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), Acafe e Celesc é inédito, segundo o Governo de Santa Catarina e irá mapear as carências elétricas das escolas estaduais, agilizando a melhoria da infraestrutura e ampliando a capacidade de fornecimento das unidades. Alguns dos equipamentos recém adquiridos estão parados em depósitos apenas aguardando uma rede de energia adaptada para serem instalados e entrarem em funcionamento.

“Estamos unindo forças para melhorar a infraestrutura das nossas escolas. Essa é uma parceria importante e inovadora, que vai transformar a realidade de muitos catarinenses. Queremos ter os melhores índices educacionais do Brasil e, por isso, precisamos de melhorias pedagógicas e de melhorias estruturais”, afirmou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.

O evento de assinatura do termo de cooperação contou também com a presença do Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, do Presidente da Celesc, Tarcisio Rosa, da Presidente da Acafe, Luciane Ceretta, e da Secretária Adjunta da Educação, Patrícia Lueders. Representando a FURB, estiveram no evento a reitora da Universidade, Marcia Sardá Espindola, acompanhada do Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante, Romeu Hausmann.

Professor e pesquisador do curso de Engenharia Elétrica na Universidade Regional de Blumenau, Hausmann auxiliou na elaboração do projeto. Ele elenca como positiva a possibilidade de estudantes da graduação conhecerem de perto estruturas como a das escolas estaduais, trazendo soluções para questões observadas na prática e fazendo a diferença nas escolas onde, muitas vezes, os próprios acadêmicos já estudaram anteriormente.

“A vigência deste programa será semelhante à vigência deste governo e ele terá um período de quase quatro anos para sua execução. Os estudantes da graduação beneficiados com este programa serão muito além do curso de Engenharia Elétrica, contemplando também a Engenharia Civil e a Arquitetura. A FURB terá estudantes que poderão atuar em escolas estaduais subordinadas às gerências regionais de educação de Blumenau e Timbó. É a gerência regional de educação quem indica a prioridade e nós vamos atendendo demandas em regime de escalonamento. Os estudantes sempre terão um professor que fará a supervisão dos trabalhos e eles serão incluídos em disciplinas que abordam temas ligados a instalações elétricas”, explica Romeu Hausmann.

“Realizamos um levantamento das necessidades das escolas estaduais, e a rede elétrica foi uma das principais carências. Essa parceria com a Celesc e Acafe irá permitir que façamos essas melhorias de maneira mais rápida para atender nossas escolas”, explica o Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon. O Secretário enfatiza também que essa ação já segue o formato das contrapartidas das Universidades do sistema Acafe, também beneficiadas pelo Projeto Universidade Gratuita.

A presidente da Acafe, Luciane Ceretta, acredita que a instituição sempre tem buscado contribuir com desenvolvimento do Estado e uma das formas de fazê-lo neste momento foi a partir da identificação das necessidades das escolas estaduais. “Identificamos a necessidade de estruturação elétrica dessas escolas, e assim colocamos as nossas equipes a disposição para elaborar os projetos estruturais. Com isso, vamos cumprindo a nossa missão, que é a pela qual surgimos há mais de 55, 60 anos, de contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina em todas as áreas do conhecimento e nos locais onde a educação e os serviços que as nossas instituições oferecem são possíveis e necessários”, afirma.

Saiba como funciona o acordo de cooperação técnica

O objetivo do acordo é promover a regularização das instalações elétricas e padrões de entrada de energia nas escolas estaduais. Neste programa, a secretaria fornece as informações e prioridades da situação hoje existente no Estado, enquanto os estudantes de engenharia elétrica das universidades farão os levantamentos das demandas e os projetos elétricos de cada instituição. Caberá à Celesc, por meio das gerências regionais, avaliar e aprovar os projetos.

Para o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, trata-se de uma parceria importante para otimizar os recursos do Estado, agilizando o atendimento às escolas. “A Celesc tem feito parcerias importantes que promovem o desenvolvimento do Estado em várias áreas. São investimentos junto à indústria, junto aos municípios, juntos às secretarias. E agora, essa parceria com a Educação do Estado, vai proporcionar mais segurança, conforto, desenvolvimento e eficiência para a nossa educação”, frisa.

Após este trabalho, com a aprovação prévia da Celesc, os estudantes dos cursos de engenharia das universidades participantes irão desenvolver os projetos elétricos de cada local para sua readequação às atuais necessidades de cada unidade educacional. A partir deste estudo, a Celesc dará maior celeridade na análise destes itens, para que a Secretaria de Estado da Educação possa licitar as instalações e providenciar as melhorias nas ligações, deixando o processo mais rápido.

(Com informações da Agência Catarinense de Notícias)