FURB apresenta aquarelas de Décio Saut, artista com trajetória premiada nacionalmente

FURB apresenta aquarelas de Décio Saut, artista com trajetória premiada nacionalmente

Foto: Divulgação

A exposição “Décio Saut e Seu Tempo Parkinson” apresenta aquarelas desenvolvidas nos últimos anos pelo artista Décio Fernando Saut. A abertura da exposição ocorre dia 25 de julho, às 19 horas, no Saguão do Bloco A, campus 1 da FURB, aberta à comunidade.

Décio Saut iniciou a produção de suas aquarelas em 2022, após a confirmação de um diagnóstico da doença de Parkinson. Com incentivo da família e amigos, produz suas aquarelas em casa, e são estas obras que serão apresentadas na exposição, promovendo uma reflexão sobre a vontade de viver em contextos adversos e de como a arte pode ser um importante meio para a capacidade de criar e explorar a potência de vida que há em cada um. Grande admirador das artes visuais, com apreço pelos mestres do impressionismo como Monet, Van Gogh, Renoir, entre outros, e atualmente Sébastien Arcouet, a exposição apresenta paisagens, retratos, autorretratos e outras imagens intimamente ligadas à biografia do artista, sua história e momentos que marcaram sua memória e visão. Convite exposição Décio Saut

Vibrante em cores e luzes, as aquarelas mostram uma relação profunda com a criação artística e as experiências estéticas que fizeram parte da trajetória de Décio Saut.

A exposição traz ainda um diálogo com poesias no estilo de “Quintas”, de autoria de Roberto Saut, irmão do artista, grande incentivador da realização da exposição e professor aposentado da FURB.

Sobre o artista

Décio Fernando Saut nasceu em Indaial, em 1950, de descendência francesa, teve uma carreira sólida nas áreas do design, arte, decoração e música. Em toda sua carreira profissional, iniciada na década de 1970, Décio Saut sempre esteve ligado à arte, cultura, arquitetura, música, através de criações publicitárias, desenvolvimento de obras públicas, projetos arquitetônicos e desenhos. Segue atualmente compondo músicas e pintura de quadros em aquarela.

Cursou decoração na FURB e design de estamparia têxtil na Escola de Belas Artes da Universidade de Santa Maria. Criou desenhos de toalhas têxteis para produtos da marca Pierre Cardin, os quais apresentou em Paris, na França, representando o setor de criação da Malharia Indaial, onde se reuniu com o estilista francês. Participou de feiras em Barcelona, na Espanha, Los Angeles e Hawaii, nos Estados Unidos.

Como designer, desenvolveu vários projetos para iniciativas comerciais, culturais e, também, públicas, com destaque para a logomarca da Fundação Indaialense de Cultura, o Monumento “Oração em concreto” e troféu na ocasião do cinquentenário da emancipação política de Indaial. Multi-instrumentista, com habilidades na guitarra, baixo, violoncelo e piano, Décio Saut integrou vários projetos musicais e desenvolveu a melodia do hino oficial do Munícipio de Ascurra. Participou como coordenador musical e de decoração de diversos Festivais Universitários da Canção de Blumenau – FUCCA -, nos quais criou outdoors, cartazes, troféus, coordenou músicas, cenografias, entre outros.

Décio Saut foi contemplado com o Prêmio Federal de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc em 2021.

 A exposição “Décio Saut e Seu Tempo Parkinson” segue aberta à visitação gratuita no Saguão do Bloco A, campus 1 da FURB, até 12 de agosto, de segunda a sexta, das 08h às 22h, e sábados, das 08h às 13h.

A entrada é gratuita e a exposição é aberta à toda comunidade. A classificação é livre.