Bluvôlei inicia competições da temporada 2023/2024 de olho na Superliga A

Bluvôlei inicia competições da temporada 2023/2024 de olho na Superliga A

Foto: Acervo Bluvôlei

A temporada da Superliga A feminina começa oficialmente neste mês de julho com a apresentação das atletas e vai até abril de 2024. Nesse período, o Bluvôlei tem três grandes competições pela frente. A primeira delas é o Campeonato Estadual, o time estreia nesta competição no sábado, 15 de julho; na sequência tem os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e em outubro, na segunda quinzena, o time estreia na Superliga A. O Bluvôlei é uma das duas únicas equipes de toda a região Sul do país a disputar a Superliga A feminina nesta temporada. A segunda cidade é Maringá (PR).

A equipe se apresenta nesta terça, 11 de julho, às 14h, no ginásio do SESI para início das atividades e será recebida pela vice-prefeita Maria Regina e autoridades no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau na próxima quinta-feira, 13, às 9 horas.

Sucesso em 2023  

Em 25 março deste ano, jogando em casa (no Galegão) contra a equipe de Taubaté, o time de Blumenau venceu e conquistou uma vaga na Superliga A, temporada 2023/2024, alcançando  um momento impar para o projeto, para o time e para a cidade, afinal, com essa conquista, Blumenau repetiu um feito histórico no voleibol alcançado apenas por Araçatuba (SP) no início dos anos 2010, e é a segunda cidade do interior do país a ter uma equipe feminina e uma masculina simultaneamente na Superliga A.

Além disso, o time vai para a competição com duas “pratas da casa”: Edna Schlindwein e Victoria Justi. Edna iniciou cedo no Bluvôlei e se desenvolveu muito rapidamente no esporte, saiu do Bluvôlei para jogar com o técnico Bernardinho, ganhou o Brasil e o mundo e no ano passado voltou para Blumenau para ajudar o time a subir para Superliga A. Victória Justi, também atleta da equipe de Blumenau desde o infantil, fez carreira em times paulistas e também acumula conquistas.

A competição

Na Superliga A estão os 12 melhores times da atualidade no Brasil que jogam entre si duas vezes (turno e returno) em jogos de ida e volta, na busca da classificação para os playoffs da competição, que reúne as 8 melhores equipes do campeonato. Lembrando que a 11ª e a 12ª equipes na classificação geral caem para a Superliga B na temporada 2024/2025.

Nesta temporada Blumenau será palco de grandes equipes como Praia Clube (atual campeão da Superliga A), Minas (atual vice), Osasco (considerada uma equipe icônica do vôlei atualmente) e o SESC Flamengo, comandado pelo técnico Bernardinho.

 Vale destacar que 2024, será ano de olimpíadas e várias atletas da seleção brasileira que irão para os jogos em Paris, também  jogarão em Blumenau defendendo suas respectivas equipes na Superliga A.

Um pouco da história

Fundada em 24 de maio de 1990, pelo professor João Crisóstomo, a associação esportiva sempre trabalhou o desenvolvimento pessoal de meninas por meio do esporte. Desde sua fundação, o Blumenau Voleibol Clube descobriu inúmeros talentos que seguiram carreira profissional como atletas e 11 delas chegaram à seleção brasileira nas mais diversas categorias.

Atualmente, atua em toda a cadeia produtiva do voleibol, que começa na iniciação esportiva na FURB, passa pelas categorias de base que treinam no SESI, até o adulto. Hoje cerca de 140 atletas compõem o projeto.