FURB tem 79 pesquisadores em estudo que classifica melhores cientistas do mundo

FURB tem 79 pesquisadores em estudo que classifica melhores cientistas do mundo

Foto: Divulgação

Esta semana cientistas do mundo inteiro tiveram acesso à nova classificação AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index), um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais. O AD Scientific Index analisa estudos acadêmicos de 218 países, 21.979 universidades/instituições e 1.355.607 cientistas usando o índice H (calculado pela relação do número de trabalhos publicados e suas citações), o índice i10 (que é o número de publicações com no mínimo 10 citações, nos últimos cincos anos disponibilizadas pelo Google Citation) e os critérios de contagem de citações para apresentar resultados a serem usados para a avaliação de produtividade e eficiência por indivíduos e instituições.

Na classificação mundial dos “cientistas classificados no mundo entre os 10.000 e 100.000 melhores no ranking universitário” a FURB destaca nacionalmente 79 pesquisadores e ocupa a 164ª posição do ranking de universidades brasileiras. 

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, Michele Alberton, o índice é importante e revela o impacto dos trabalhos que os pesquisadores têm produzido na FURB. “Quando os pesquisadores divulgam os resultados de seus trabalhos em artigos, esses artigos são lidos por outros pesquisadores e são citados como referência bibliográfica. Temos 79 pesquisadores aqui da FURB que produzem trabalhos que não só são publicados, mas que são usados como literatura para o mundo todo e quanto mais os trabalhos dos professores são citados por autores internacionais, maior é esse índice”, comemora Michele.

Para ela, os índices demonstram que as pesquisas realizadas pela Universidade de Blumenau são internacionalmente relevantes. “Nós não só produzimos, não só publicamos essas pesquisas, mas elas têm impacto no mundo todo porque servem de base para outros pesquisadores usarem como referência bibliográfica, citarem nos seus trabalhos. É um impacto sensacional que temos aqui na Universidade, mostrando a relevância e importância do trabalho que os pesquisadores desenvolvem aqui, não só no âmbito regional, nacional, como também internacional”, destaca.

Acesse aqui a relação de pesquisadores da FURB no AD Scientific Index.