Pioneira na realização das Feiras de Matemática, FURB sedia 7º Seminário Nacional de Avaliação e Gestão sobre o tema

Pioneira na realização das Feiras de Matemática, FURB sedia 7º Seminário Nacional de Avaliação e Gestão sobre o tema

Foto: Lucas Adriano

Nesta semana, na última quarta (21) e quinta-feira (22), a FURB sediou o 7º Seminário Nacional de Avaliação e Gestão das Feiras de Matemática. Pioneira na realização das Feiras de Matemática, a Universidade Regional de Blumenau promoveu sua primeira edição do evento no ano de 1985, na modalidade estadual.

No seminário realizado esta semana, diferentes docentes de várias universidades brasileiras prestigiaram a programação, que discute e delibera assuntos ligados à gestão e avaliação das Feiras de Matemática nacionais, estaduais e regionais.

Com mesas-redondas, uma palestra e a assembleia-geral deliberativa, a professora Janaína Poffo Possamai, integrante da organização do seminário, destacou a importância da troca de experiências sobre o evento.

Ouça 

Arquivo de áudio

Pioneirismo com foco no futuro

Na solenidade de abertura do seminário, que aconteceu no bloco T do campus 1 da FURB, entre as presenças ilustres no evento, esteve o professor Vilmar José Zermiani, que ao lado do docente José Valdir Floriani (em memória) idealizaram a primeira Feira Catarinense de Matemática há 38 anos. Aposentado pela FURB, o professor Zermiani destaca a importância desse encontro no cenário pós-pandêmico e traça suas perspectivas para o futuro das feiras de matemática.

Ouça

Arquivo de áudio

As atividades do seminário se concentraram no campus 1 da FURB nos períodos da tarde de quarta-feira (21) além da manhã e da tarde de quinta-feira (22). No último dia, os eventos aconteceram no auditório do bloco J do campus 1 da Universidade.

Além da FURB, o Seminário Nacional de Avaliação e Gestão das Feiras de Matemática contou com a participação de representantes da Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado da Bahia e Sociedade Brasileira de Educação Matemática.