I Mostra Internacional de Escrita Assêmica segue aberta à visitação até 30 de maio

I Mostra Internacional de Escrita Assêmica segue aberta à visitação até 30 de maio

Foto: Divulgação

A exposição ESCRIBAS – I Mostra Internacional de Escrita Assêmica, promovida pelo The Virtual Museum of Visual Poetry com parceria do Instituto Imersão Latina, está aberta à visitação no Saguão do Bloco A, campus 1 da FURB, até o dia 30 de maio. A exposição é uma coletiva internacional pioneira desta modalidade realizada no Brasil e reúne obras de artistas de 18 países.

Com entrada gratuita e aberta a toda comunidade, a mostra tem a curadoria assinada pelo escritor catarinense Tchello d’Barros, egresso do curso de Letras da FURB, com vários livros publicados e atualmente residindo no Rio de Janeiro. Conforme aponta o curador da mostra, a Escrita Assêmica vem ganhando visibilidade em exposições, publicações, estudos epistemológicos e veiculação na Internet. Surgida espontaneamente em diversas culturas ao longo da história, consolidada como linguagem artística no fim do Séc. XX, essa arte híbrida, que transita entre palavra e imagem, sobrevive ao “tsunami tipográfico” da era digital, privilegiando a escrita manual (principalmente), ainda que abstrata, como manifestação expressiva. As obras constituem-se de letras muitas vezes inventadas, palavras que que guardam resquícios caligráficos, fragmentos frasais que formam instigantes figuras abstratas, e vem configurando um movimento com muitos adeptos em todos os continentes.

Teóricos da Arte em Campo Ampliado ou Poesia Expandida, costumam situar a Escrita Assêmica no âmbito da Poesia Experimental. Então, provocar reflexões sobre o fenômeno poético em vertentes que tensionam os limites da linguagem, questionar aspectos estéticos do hibridismo característico da arte contemporânea e estimular o debate sobre os horizontes do fazer poético em nosso tempo, são algumas das premissas que guiam o processo da mostra. 

Artistas Participantes: Adrian Dorado (Argentina); Ayis Kelpekis (Grécia); Chen Li (China /Itália); Cheryl Penn (África do Sul); Dave Read (Canadá); Denis Smith (Austrália); Dona Mayoora (Índia / Estados Unidos); Enzo Patti (Itália); Feliciano De Mira (Portugal); Ferran Destemple (Espanha); Jaime Rguez (Espanha); John R. Mcconnochie (Austrália); Keigo Hara (Japão); Marco Giovenale (Itália); Miriam Midley (Argentina); Muhammad Shehzad Majeed (Paquistão); Nico Vassilakis (Estados Unidos); Péter Abajkovics (Húngria); Rosaire Appel (Estados Unidos); Sami Liuhto (Finlândia); Satu Kaikkonen (Finlândia); Serse Luigetti (Itália); Stephen Nelson (Escócia); Sven Staelens (Bélgica); Tchello D'barros (Brasil); e, Volodymyr Bilyk (Ucrânia).

A exposição é uma realização do Instituto Imersão Latina, The Virtual Museum Of Visual Poetry e Instituto Cultural Tchello d’Barros, com apoio da FURB através da Divisão de Cultura (PROPEX), Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/FURB), Grupo de Estudos em Arte e Estética na Educação, Projeto Arte na Escola e curso de Artes Visuais.

Os horários de visitação são de segunda a sexta, das 07h às 22h e aos sábados, das 08h às 12h.

A classificação é livre.