Universidade comemora resultados do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Acafe

Universidade comemora resultados do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Acafe

Foto: FIEPE/Acafe

Foram três dias compartilhando experiências e boas práticas nos campos do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, aprendendo com as oficinas nos formatos presencial, online e híbrido. A oitava edição do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Acafe (FIEPE) foi realizado de 17 a 19 de abril, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). De volta ao formato presencial após a pandemia, o Fórum contou com a participação de centenas de estudantes da graduação e pós-graduação das universidades comunitárias de Santa Catarina.

Pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), os estudantes selecionados apresentaram 11 trabalhos, sendo cinco de pesquisa, três de extensão e três de ensino, resultados de trabalhos de projetos de iniciação científica, extensão, ensino e pós-graduação. “Para os nossos estudantes o Fórum foi bastante engrandecedor, pois os trabalhos foram avaliados duas vezes, bastante divulgados e tivemos muitos deles premiados, em todas as dimensões”, diz a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura da FURB, Michele Alberton. Estudante FIEPE

A Universidade de Blumenau apresentou cases de sucessos nos três pilares de graduação: ensino, pesquisa e extensão, nos diálogos de experiências realizados no Fórum. Um deles foi sobre o Prêmio OZP de Inovação, destinado aos estudantes de Design da FURB e que tem como objetivo reconhecer e incentivar projetos de produtos e inovações tecnológicas e criativas no segmento de iluminação.

Valeria Rosa FIEPE A FURB recebeu seus primeiros royalties em decorrência do prêmio pelo desenho industrial de duas luminárias projetadas por estudantes do curso de Design e a professora coordenadora do curso, Valéria Rosa fez o relato da experiência. O pró-reitor de Ensino, professor Romeu Hausmann, também participou e avalia: “foi um evento muito produtivo e importante para os desafios que virão”. 

Também foram realizadas palestras com painelistas nacionais e regionais que discutiram assuntos importantes, como por exemplo o uso da inteligência artificial na educação. A palestra de abertura, "Formação Superior no Século 21", foi proferida pelo professor Paulo Barone, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Na oportunidade, em paralelo ao Fórum, aconteceram também as reuniões das câmaras técnicas ligadas à Acafe. O professor Ricardo Bittencourt, da FURB, foi reconduzido para a presidência da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação. Durante as reuniões foram discutidas diretrizes, metas e alguns alinhamentos entre as instituições para ir em busca de demandas junto aos órgãos e empresas. 

A Edifurb, editora da Universidade, expôs e levou livros para doação aos participantes do evento.

“A participação da FURB no FIEPE foi um sucesso, muito obrigada aos estudantes e professores por nos representar com tanta qualidade”, destaca a reitora da Universidade de Blumenau, Marcia Sardá Espindola.