Seminários de Dança da FURB iniciam nesta segunda, abertos à comunidade

Seminários de Dança da FURB iniciam nesta segunda, abertos à comunidade

Foto: Divulgação

Os Seminários de Dança da FURB - Dança, Diversidade e Inclusão acontecem de 10 a 13 de Abril, no campus 1 da Universidade Regional de Blumenau, com mesas temáticas, espetáculos de danças e oficinas para a comunidade interna e externa.

A proposta está integrada à programação "Abril pra Dança", resultado de uma articulação conjunta da Setorial de Dança do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau, com apoio da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, em parceria com a FURB, Sesc, Associação dos Grupos Folclóricos do Médio Vale (AFG), Associação Desportiva da Hering ADHering) e Inarti - Instituto de Artes Integradas de Blumenau e conta com várias atividades, entre as quais os Seminários de Dança da FURB, SESC em Dança, Tanz in Blumenau, realização da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí - AFG, e ADHERING em Dança.  

Na FURB a programação acontece por meio do curso de Licenciatura em Dança, Departamento de Artes e apoio da Divisão de Cultura, com a intenção de promover a integração, o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos e técnicas em dança de diferentes segmentos existentes no munícipio de Blumenau. A FURB foi convidada para iniciar a programação com os seminários temáticos, que buscam fortalecer a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, ao trazer docentes, estudantes em processo de formação, para debater o fazer dança em Blumenau. “Os seminários são considerados como uma metodologia de estudo que possibilita novas ideias, novos questionamentos e novas perspectivas de pesquisas para os participantes. O objetivo do seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, tema, contexto”, explica a professora Lígia Martins, que coordena as atividades pela Universidade.

As atividades dos Seminários de Dança da FURB - Dança, Diversidade e Inclusão são gratuitas e abertas à comunidade. Estudantes da FURB recebem horas de AACC pela participação nas atividades. 

 

Programação
 

1º dia: 10/04 (segunda-feira) 

Mediação: Prof. Carol Valderramas 

18h30 – Boas-vindas do colegiado de dança 

19h – Espetáculo “Cabeça de Porco” 

20h30 – Roda de conversa: “Dança e territórios: processos de criação”  

  

2º dia: 11/04 (terça-feira) 

Mediação: Prof. Ivana Vitoria Deeke Fuhrmann  

18h30 – Processos e reflexões sobre o Espetáculo “Entre”, produzido por egressos do curso de licenciatura em dança) da FURB 

20h30 – Roda de conversa: “Paradigmas e Realidades da Inclusão na Dança”  

  

3º dia: 12/04 (quarta-feira) 

Mediação: Prof. Ligia Maria Louduvino Martins 

18h30 – Abertura com acadêmicos de consciência corporal + Espetáculo “Flamenco e Natureza” 

19h30 – Roda de conversa: “Mulheres na dança: diálogos da vida real” 

20h30 – Apresentação ADHering em Dança “Linha de Produção” 

21h – Curta Metragem “Tempo ao Tempo” 

 

4º dia: 13/04 (quinta-feira) 

Mediação: Prof. Dr. Jessé Cruz 

18h30 – Abertura com acadêmicos da Disciplina Danças Populares 

19h00 – Palestra: "Saias de Axé: giro sagrado das mulheres do Candomblé" 

20h15 – Espetáculo "BORIGRAFIA"  

20h45 – Roda de conversa:  "Cultura popular e as Artes da cena" 

 

Informações pelo cultura@furb.br ou com a professora Ligia Maria Louduvino Martins (lmlmartins@furb.br).