Aulas gratuitas de inglês começam em 27 de fevereiro

Aulas gratuitas de inglês começam em 27 de fevereiro

Foto: CMC

O curso “Habilidades de speaking & pronúncia” do Idiomas sem Fronteiras (IsF FURB) da Universidade Regional de Blumenau é gratuito e pode ser feito por estudantes de graduação, pós-graduação, Alumni (egressos cadastrados no programa), alunos da ETEVI, professores, técnicos adminitrativos da Universidade. O curso é o primeiro do ano oferecido pelo IsF e tem carga horária de 16 horas, com aulas mediadas pela tecnologia, aos sábados, de 27 de fevereiro até 20 de março, das 8h às 12h. 
 
Ministrado em dois níveis, o IsF Essentials e IsF Expansion, o curso se destina a pessoas de todos os níveis de proficiência na língua inglesa. As aulas abordarão os aspectos práticos da comunicação em inglês, com foco maior na pronúncia. Além disso, serão estudadas as variedades da língua inglesa nos diferentes locais em que é falada e os inscritos vão desenvolver sua prática oral do inglês em contextos acadêmicos.
 
As inscrições podem ser realizadas através de um formulário no link da bio do Instagram do Idiomas sem Fronteiras (@furb_isf). São 40 vagas para cada nível de proficiência, a turma IsF Essentials para estudantes com nível iniciante e pré-intermediário, e a IsF Expansion para os alunos de nível intermediário e avançado.
 
Conforme explica a coordenadora do Idiomas sem Fronteiras da FURB, professora Cyntia Bailer, as aulas serão ministradas pelas professoras em formação Julia Tiedemann e Thaynara da Luz Jenuário Quadros, do quinto e terceiro semestre do curso de Letras Português/Inglês da FURB. “Elas preparam as aulas, eu faço a supervisão e o acompanhamento. Em encontros semanais de formação pedagógica, discutimos o planejamento feito por elas, estudamos aspectos teóricos e práticos. Elas ministram as aulas, refletem sobre o processo, e adaptamos o que for preciso para atender o público”, explica Cyntia.
 
O Programa Idiomas sem Fronteiras foi criado pelo MEC em 2012, para auxiliar no processo de internacionalização e oferecer residência docente para os profissionais de Letras. Cyntia comenta que, apesar da descontinuidade no apoio do MEC, o IsF é uma conquista da Universidade nos seus esforços de internacionalização, "e por isso há este investimento no desenvolvimento da proficiência no inglês, língua franca de comunicação global, para toda a comunidade acadêmica", afirma a professora.  
 
As inscrições estão abertas até o dia 24 de fevereiro.