Moda e Memória no Vale resgata modos e tradições

Moda e Memória no Vale resgata modos e tradições

Foto: CMC

Os depoimentos de quatro mulheres sobre o aprendizado da costura, bordado, crochê e pintura, as tradições da vestimenta e dos modos de agir de outros tempos estão no documentário Moda e Memória no Vale, produzido pela egressa da pós graduação em educação da FURB, Emanuella Scoz. O documentário foi realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
 
Foi entrevistando essas quatro mulheres que Emanuella teve a ideia de montar a exposição que está aberta à visitação no saguão do Bloco A da FURB até o dia 26 de março. “Muitas vezes durante a gravação das entrevistas elas levantavam para buscar uma peça de enxoval, por exemplo, e com tanto material pensei que realmente seria possível fazer uma exposição”, conta a Emanuella.
 
Entre as peças da mostra estão um vestido de casamento, roupas de batizado e enxoval, utensílios domésticos, fotografias, tecidos bordados, crochê e equipamentos utilizados até a segunda metade do Século XX. “Muitas peças fazem parte de um cotidiano com o qual a gente está pouco habituado e outras são coisas que há muito tempo a gente não vê, como um ferro a carvão”, conta a autora.  
 
“Este projeto não está diretamente vinculado à Universidade, mas ele acaba se comunicando conosco porque é um resgate da memória, de documentação e registro. É sempre uma satisfação para FURB poder receber projetos de alguém que estudou aqui “, considera o chefe da Divisão de Cultura da FURB, Ruan Rosa.
 
A Universidade está com edital de exposições temporárias aberto para inscrições até o dia 04 de abril.