Discussão sobre cenários emergentes abre debates

Discussão sobre cenários emergentes abre debates

Foto: CMC

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) promove entre os dias 11 de março e 28 de abril o ciclo de debates “Pandemia e Desenvolvimento Regional”. As atividades acontecerão de forma remota, através da plataforma do Microsoft Teams, sempre a partir das 14 horas.
 
Com o objetivo de criar um espaço de reflexão sobre a realidade a partir da óptica do desenvolvimento regional, o PPGDR convida a participar do ciclo toda a comunidade que tenha interesse de contribuir com as discussões, como gestores municipais, agentes políticos e sociais e também estudantes, para contribuir e dinamizar a conversa.
 
O primeiro evento do ciclo, que ocorre no dia 11 de março, discute a questão “Epidemia e contenção: cenários emergentes do pós-Covid-19”, com a presença dos palestrantes Dr. Maiko Rafael Spiess, professor do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da FURB, e do professor Dr. Marcos Antônio Mattedi, do PPGDR.
 
O ciclo pretende compartilhar conhecimentos sobre a temática e ampliar o debate sobre o momento vivido hoje, com a pandemia da Covid-19, para além da Universidade. “O primeiro encontro vai apresentar uma discussão sobre o Desenvolvimento Regional e sua importância como área do conhecimento, além de apresentar alguns elementos que ajudem a pensar os impactos da pandemia nos processos de desenvolvimento”, explica o professor Maiko. Entre esses elementos estão questões políticas, econômicas, sociais e de saúde.
 
A partir desses debates sobre os indicadores de desemprego, o agravo da saúde, a precarização das condições de vida e a fragilidade das respostas políticas de proteção social, o PPGDR pretende criar uma agenda política de enfrentamento aos problemas identificados atualmente em relação às questões sociais e de desenvolvimento na região.
 
“Considerando hoje a pandemia e as consequências na vida da população de modo geral, se faz necessário pensarmos nessa condição e nas possibilidades de enfrentamento. Os atores políticos, os agentes sociais, os estudantes, todos poderão contribuir nessa discussão, porque eles também vivenciam, tem incidência na vida deles esse contexto pandêmico”, afirma a professora envolvida na organização do Ciclo, Claudia Sombrio Fronza, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB, sobre a contribuição que as discussões podem fazer.
 
A organização do evento entende a pandemia como um fenômeno complexo e com diversas dimensões que têm impacto nas relações mundiais, nos países, no trabalho, nos modos de vida, e nos âmbitos políticos, científicos, culturais e de saúde.  
 
Programação do Ciclo de Debates:
 
1) Epidemia e contenção: cenários emergentes do pós-Covid-19.
Data: 11 de março de 2021
Hora: 14h-18h
Local: Microsoft Teams
Palestrantes: Dr. Maiko Rafael Spiess e Dr. Marcos Antônio Mattedi
 
2) Pandemia e Desenvolvimento Regional: principais desafios (fenômeno multidimensional – interferência relações mundiais/estados nação; trabalho, modo de vida, político, científico cultural e saúde).
Data:31 de março de 2021
Hora:14h-18h
Local: Microsoft Teams
Palestrantes: Dr. Valmor Schiochet e Dr.Carlos Alberto Cioce Sampaio
 
3) A Pandemia como resultante da ação humanos sobre os ambientes.
Data: 07 de abril de 2021
Hora: 14h-18h
Local: Microsoft Teams
Palestrantes: Dr. Luciano Felix Florit; Dr. Nelson Afonso Garcia Santos e Dr. Juarês José Aumond
 
4) Pandemia e dinâmicas no mundo do trabalho.
Data: 28 de abril de 2021
Hora:14h-18h
Local: Microsoft Teams
Palestrantes: Dr. Ivo Marcos Theis e Dr. José Álvaro de Lima Cardoso
 
Os interessados em participar dos ciclos de debate podem se inscrever até o dia 11 de março através do formulário do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB.
 
O Ciclo de Debates terá carga horária total de 16h, 8h de atividades mediadas pela tecnologia e 8h de atividades de leitura e pesquisa. Os participantes, ao final dos eventos, terão direito à certificação.