Comissão de Ensino de Farmácia tem professor da FURB

Comissão de Ensino de Farmácia tem professor da FURB

Foto: CMC

Professor do curso de graduação em Farmácia da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Cláudio Laurentino Guimarães agora faz parte da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia. Também chamada de Comensino, é responsável pela análise de matérias relacionadas aos cursos de pós-graduação na área de farmacêutica no Brasil.
De acordo com o professor Cláudio, no trabalho realizado pela Comissão são avaliados os pedidos de homologação de cursos de pós-graduação, são feitas análises para apurar se esses cursos são realmente credenciados pelo MEC, e se os certificados seguem os critérios adotados pelo Conselho Federal de Farmácia.
 
“O que a gente constata é que muitas vezes há cursos de pós-graduação lato sensu que não estão regulamentados pelo MEC, o que faz com que esses cursos muitas vezes não tenham validade, então acabamos não homologando os pedidos. Dessa forma o farmacêutico não pode exercer determinada habilitação”, explica Cláudio sobre a importância das avaliações.
A Comissão de Ensino também atua no suporte ao coletivo do plenário do Conselho Federal de Farmácia no que tange questões ligadas à pós-graduação e à regulamentação da área do ensino de Farmácia. Indicado pela presidência da Comissão, o professor atribui ao seu histórico na área do ensino farmacêutico um dos pontos relevantes para a indicação ao cargo.
 
“Entre tantos avanços a serem conquistados está o bloqueio de cursos de graduação em Farmácia no formato EaD. Como também especializações, que necessitam de prática, mas estão sendo ofertadas somente no formato à distância”, afirma Cláudio sobre a sua nova atuação junto à Comissão.
 
Agora na Comissão de Ensino, além de professor, Cláudio também é secretário-geral do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina, foi presidente da comissão de viabilidade e implantação do curso de Farmácia na FURB e faz parte dos avaliadores de cursos de graduação em Farmácia pelo MEC.