FURB integra diretoria da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior

FURB integra diretoria da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior

Foto: CCM/FURB

A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcia Sardá Espindola, integra como vice-presidente da Região Sul, a nova diretoria da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES). A posse dos dirigentes foi realizada na segunda-feira, 27 de fevereiro, em Recife, Pernambuco, e a reitora da FURB acompanhou a distância.  

A diretoria que assume para o biênio 2023-2025 tem como presidente o professor da Faculdade de Petrolina – Facape e atual presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE/PE, Antônio Henrique Habib, que foi reeleito. Os demais vice-presidentes são Eduardo Augusto Vella Gonçalves (Fema-SP, Região Sudeste); Alberto Barella (UniRV-GO, Região Centro-Oeste) e Ana Gleide de Souza Leal Sá (ABCDE-PE, Regiões Norte e Nordeste), além de Nara Lúcia Perondi Fortes (Unitau-SP), como secretária-geral.

A ANIMES foi fundada em 5 de abril de 2018, é composta por associações estaduais em todo o país, sendo elas de Pernambuco, São Paulo, Goiás e Santa Catarina. As deliberações são definidas em conjunto com todos os presidentes de todas as autarquias do país, somando um total de 13 representantes na associação de Pernambuco (ASSIESPE), 30 representantes na associação de São Paulo (AIMES), 17 representantes na associação de Santa Catarina (ACAFE) e 4 representantes de Goiás e 1 do Tocantins (AGIMES). Ao todo são cerca de 70 instituições municipais associadas, oportunizando o acesso ao ensino superior a mais de 120 mil alunos no Brasil.

O principal objetivo da ANIMES é aprofundar as discussões de assuntos prioritários na pauta do ensino superior municipal e na reunião ordinária realizada para dar posse aos novos dirigentes houve a deliberação de diversos assuntos de interesse das associadas. “Nosso principal objetivo enquanto associada à ANIMES é estar próxima de instituições de ensino superior que, como a FURB, são públicas, mas cobram mensalidade. São instituições que têm em comum a busca pelo financiamento estudantil, por bolsas e parcerias internacionais. A associação nos permite trocar ideias e nos fortalece na medida em que, tendo o mesmo regime jurídico, possibilita a troca de informações e resoluções, o que tem ajudado muito na luta de manter IES públicas, com cobrança de mensalidade”, destacou a reitora Marcia.  

Animes na posse da gestão 23/26
Dirigentes da ANIMES estiveram na posse da nova gestão. Da esquerda para a direita: Marcus Vinicius de Moraes (vice-reitor da FURB), Ana Gleide Leal (vice-presidente da ANIMES), Marcia Sardá Espindola (reitora da FURB), Osvaldir Ramos (presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina) e Antônio Habib (presidente da ANIMES e do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco).