"Máscaras Tagarelas" serão tema de oficinas e estudos na FURB

"Máscaras Tagarelas" serão tema de oficinas e estudos na FURB

Foto: Paula Poltronieri

O Laboratório de Estudos em Máscaras Teatrais do Vale do Itajaí (LEMVI) está de volta na Universidade Regional de Blumenau (FURB), com programação começando no mês de março e terminando no mês de maio. Produzido pelas artistas Sid Ditrix e Persephone Pepper, o projeto visa a formação e pesquisa na atuação com máscaras teatrais para artistas da cena de forma gratuita.

O mote do LEMVI é a formação e pesquisa em máscaras teatrais, o projeto foi idealizado e produzido pelas artistas blumenauenses Sid Ditrix e Persephone Pepper que chega a sua segunda edição, contemplado pelo 4º Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

O projeto intitulado “Máscaras Tagarelas”, dá sequência ao LEMVI, que no ano de 2021, através do Prêmio Elisabete Anderle, realizou sua primeira edição pesquisando a atuação com as máscaras neutra, larvárias e expressivas, ditas máscaras de rosto inteiro por cobrirem totalmente o rosto do ator.

Para esta segunda edição, as ações serão presenciais e gratuitas e o foco de estudo se dará nas meias máscaras, que são máscaras que cobrem parcialmente o rosto de quem as usa, permitindo o uso da voz e da fala. O laboratório contará com a participação dos grupos Trupe Perambula (Blumenau) e Cia. Circo Íris (Canelinha) como pesquisadores das máscaras, além de abrir vagas para inscrição de artistas da cena de Blumenau e região.

“O laboratório nasce do desejo de acercar artistas locais a uma linguagem teatral que não é muito difundida no estado, sendo uma forma de contribuir com uma ferramenta para o treinamento e atuação de estudantes e profissionais do teatro” destaca Sid Ditrix, ator, mascareiro e produtor executivo do projeto.

Em março, o projeto inicia com o curso “COMMEDIA DELL’ARTE”, ministrado pela diretora e pesquisadora Tiche Vianna, do Barracão Teatro (Campinas/SP), com carga total de 20 horas de duração e 20 vagas (12 delas abertas à comunidade, sendo que 40% das vagas são destinadas a pessoas PPIs (pretos, pardos e indígenas) e LGBTQIAPN+ com prioridade a pessoas transgêneras, queer e/ou intersexo). Caso haja sobra de vagas elas serão destinadas aos demais inscritos.

A oficina acontecerá de 14 a 18 de março das 9h às 13h nas dependências do campus 1 da FURB e as inscrições são feitas exclusivamente através do site  https://lemvilaboratorio.wixsite.com/mascaras aonde também estão disponíveis informações e novidades sobre o projeto.