Professora e estudantes participam do XXIII Paleo PR/SC e I Simpósio do Lontras

Professora e estudantes participam do XXIII Paleo PR/SC e I Simpósio do Lontras

Foto: Acervo pessoal

Um dos maiores eventos científicos anuais da Sociedade Brasileira de Paleontologia aconteceu no início de dezembro e a Universidade Regional de Blumenau esteve presente com representantes discentes e docente na mostra de trabalhos. Uma professora e quatro estudantes tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas. Outros estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado de universidades dos dois estados puderam expor seus temas de estudo e ganhar experiência em apresentações acadêmicas. O ‘Paleo’, da regional de Santa Catarina e Paraná, aconteceu na Universidade do Contestado (UnC) em Mafra, junto ao I Simpósio do Lontras. 

A professora de Geologia e Paleontologia da Universidade de Blumenau, Patrícia Balistieri apresentou ‘Os icnofósseis do Campaleo: significado paleoecológico e paleoestratigráfico’. O estudante Rodrigo Cardoso apresentou o trabalho ‘Práticas de Geociências no ensino médio’; Melanie Alessandra Cardoso e Leonardo Honorato Reis o trabalho ‘Os tatus e suas escavações: uma análise Paleo e Neoicnológica; e Luiz Henrique Reus mostrou o trabalho ‘Insetos do Mezosóico brasileiro do acervo do LabGeo - FURB (Formações Santana e Codó)’. Para a professora orientadora, todas as apresentações foram diferenciadas: “foram momentos de muito orgulho ao ver a dedicação, competência e postura profissional dos nossos estudantes apresentando seus trabalhos”, enaltece. Professora e estudantes apresentaram trabalhos

O XXIII Encontro Regional de Paleontologia PALEO SC/PR também teve um momento destinado para conversas sobre a divulgação científica em museus e espaços de ciência e educação não formal com relação à paleontologia, além disso os presentes participaram também de uma mesa redonda e palestras sobre o assunto. “A experiência foi incrível. É sempre uma oportunidade gratificante quando podemos estar reunidos para discutirmos nossas pesquisas e decidirmos o futuro da nossa profissão”, destaca a professora.

Paleo PR/SC e I Simpósio do Lontras 

O evento aconteceu nos dias 1º, 02 e 03 de  dezembro e estiveram presentes mais de 100 paleontólogos, entre eles professores e pesquisadores com seus orientandos. Grandes nomes e autoridades como o Presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Hermínio de Araújo Jr. (UERJ); o Diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner (UFRJ); a pesquisadora responsável pelo projeto PROANTAR, Juliana Sayão (UFRJ); o maior comunicador da paleontologia no país, Luiz Anelli (USP) e o diretor do Museu da UNIVALI, Jules Soto, colaboraram com seus conhecimentos. 

A organização do evento, pela UnC em Mafra, comemorou os 25 anos do Centro de Pesquisa Paleontológica (Cenpaleo), assim como o I Simpósio do Lontras, que também integrou as comemorações e recebeu este nome devido à unidade geológica de macrofósseis conhecida como “Folhelho Lontras”, de onde já foram coletados mais de oito mil fósseis.  

Folhelho Lontras já revelou mais de 8 mil fósseis
Folhelho Lontras já revelou mais de oito mil fósseis