Observatório dos Bebês de Riscos recebe Comenda do Mérito Projetos Acadêmicos

Observatório dos Bebês de Riscos recebe Comenda do Mérito Projetos Acadêmicos

Foto: Divulgação

O projeto de extensão Observatório dos Bebês de Riscos foi agraciado com a Comenda Municipal do Mérito Projetos Acadêmicos Edson Klaus Kilewagen, concedido pela Câmara de Vereadores de Blumenau. Neste Observatório, as estudantes e professores do curso de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) acompanham o desenvolvimento de bebês de risco nascidos na Região de abrangência do Centro Especializado de Reabilitação (CER-II) da Universidade.

São caracterizados de risco todos os nascidos que tiveram alguma história de risco para seu desenvolvimento como o baixo peso ao nascer, a prematuridade, alguma infecção neonatal, anóxia, icterícia, entre outros. Somente neste ano foram realizados 325 atendimentos/avaliações a bebês de riscos.

O projeto foi criado em 2019, e no momento 16 bebês estão em atendimento. O recorde de atendimentos ocorreu recentemente, no dia 14 de setembro, quando 18 bebês foram avaliados em uma única tarde.

O atendimento é multidisciplinar, com bolsistas UNIEDU dos Cursos de Medicina, Nutrição, Psicologia, Tecnólogo em Recursos Humanos e Enfermagem. Os bebês passam por um processo de triagem, avaliação e estimulação do desenvolvimento dos bebês de risco, juntamente com a equipe multiprofissional do CER_II. Os estudantes dos demais cursos da FURB analisam, propõem e executam atividades inerentes às suas áreas de formação, que impactem positivamente no desenvolvimento infantil. “Como acompanhamos e monitoramos o desenvolvimento motor desses bebês, podemos identificar precocemente esses atrasos ou atipicidades e iniciamos a intervenção antes que eles se instalem nos bebês”, diz a professora extensionista do projeto, Janaina Real de Moraes.

A Honraria

A Comenda Municipal do Mérito Edson Klaus Kielwagen é destinada aos estudantes que se destacaram no desenvolvimento de projetos acadêmicos juntamente com professores e instituições de ensino superior de Blumenau, podendo, cada vereador, indicar uma comenda do gênero por ano.

A indicação do Observatório dos Bebês de Riscos foi do vereador Professor Gilson de Souza (PSD). “Acompanho há algum tempo o projeto, pude contribuir de algumas formas e, conhecendo o que eles fazem, me senti na obrigação de divulgar a ação de acompanhamento desses bebês à comunidade”, salienta o vereador. Ele acrescenta ainda que projetos como esse, com a inserção de acadêmicos e com este objetivo, deveriam se tornar comuns, “pois além de auxiliar no desenvolvimento acadêmico, auxilia todo um grupo de pessoas. Muitos investimentos podem ainda ser encaminhados ao Observatório para ampliação de atendimento e modernização, um passo pelo qual, agora, com toda certeza, também iremos batalhar”, finaliza.