Semana Acadêmica de Ciências Sociais faz homenagem a Darcy Ribeiro

Semana Acadêmica de Ciências Sociais faz homenagem a Darcy Ribeiro

Foto: Divulgação

Sociólogo, antropólogo, professor, escritor, indigenista, membro imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da educação e da casa civil, Darcy Ribeiro completaria 100 anos em 26 de outubro, e pelas contribuições à educação é homenageado pela Semana Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Regional de Blumenau (FURB), que ocorre nos dias 24, 26 e 28 de outubro, com o tema “100 anos de Darcy Ribeiro: cultura brasileira como manifestação de resistência”.

O evento inicia nesta segunda-feira, 24, das 19h às 21h, com a palestra “O lugar do negro no Vale do Itajaí: pensando a partir dos espaços de convivências e trânsito dos corpos na região”, na sala 304 do bloco J, campus 1 da FURB.

A atividade será apresentada pelo professor de Ensino Religioso da rede municipal de Blumenau, Jobson Bispo Mascarenhas, pelo graduando em Psicologia na FURB, João Carlos Junior, pelo Doutor em Desenvolvimento Regional, Nelson Afonso Garcia e pela graduanda em Ciências Sociais da FURB, Tatiane Mendes da Rocha.

Na quarta-feira, dia 26, também das 19h às 21h, ocorre a palestra “100 anos de Darcy Ribeiro”, na sala 301 do bloco R, no campus 1. Essa palestra tem a participação do Doutor em Geografia Humana, Ivo Marcos Theis, da Doutora em Antropologia Social, Adiléia Aparecida Bernardo e da Mestre em Desenvolvimento Regional, Caroline Laíza Negherbon.

Para encerrar a Semana Acadêmica de Ciências Sociais, o artista visual e arquiteto, Jean Tomedi, fará a Oficina Artística “Processo criativo coletivo”, na sexta-feira, dia 28, das 19h às 21h, na sala 301 do bloco R, no Campus 1.

As inscrições são feitas na bio do Instagram @csociaisfurb. Lembrando que quem participar das atividades na Semana Acadêmica, ganha AACC.

Darcy Ribeiro contribuiu para a organização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9394/96) e para o art. 8º da Lei Estadual nº 5.361, de 29 de dezembro de 2008, que versa sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no Estado do Rio de Janeiro. Foi extremamente relevante para a causa indígena, tendo participado do serviço de proteção ao índio (atual Funai), idealizado o Museu do Índio e o Parque Indígena do Xingu.

Para a Unesco, formulou estudo do impacto da civilização sobre os grupos indígenas brasileiros no século XX, colaborou com a Organização Internacional do Trabalho na geração de um tratado sobre os povos nativos de todo o mundo, planejou e conduziu o primeiro curso de pós-graduação em Antropologia no Brasil.

Darcy Ribeiro foi figura essencial na defesa e consolidação do Estado Democrático de Direito no Brasil e na luta contra a ditadura militar em nosso país. Com sua luta e resistência contra as discrepâncias sociais e seu foco na promoção da educação de qualidade para todos, Darcy Ribeiro foi reconhecido com títulos de doutor honoris causa emitidos pelas Universidades de Sorbonne, Copenhague, Uruguai, Venezuela e Universidade de Brasília.

Falecido em 1997, seu legado para as políticas educacionais está vivo na LDB. Seu pensamento segue inspirando nosso pensamento moderno, como motivador das causas em defesa da educação e de uma coletividade que também reconheça e privilegie os povos originários no Brasil. Viva Darcy Ribeiro! (Fonte http://www.anocomemorativo.uerj.br/)