“Faça a sua parte” pede campanha contra Covid-19

“Faça a sua parte” pede campanha contra Covid-19

Foto: CMC

Uma nova campanha chama a atenção de quem circula nas proximidades da Universidade Regional de Blumenau. O pedido é simples: para combater o Coronavírus “faça a sua parte”.  “Use máscara, higienize as mãos, mantenha o distanciamento” são as orientações que estão em outdoor e faixas espalhados no entorno da FURB e também dentro da universidade. Além de estar em postagens nas redes sociais @furboficial. A iniciativa faz parte das ações do “Comitê de Enfrentamento ao Covid-19", uma equipe multidisciplinar que atua no combate da doença dentro da universidade. 
  
O vice-reitor da FURB, professor João Luiz Gurgel Calvet da Silveira, que também faz parte do Comitê, comenta a responsabilidade da FURB em promover campanhas de conscientização. “Isso é uma responsabilidade grande que nós temos na FURB, de fazer essas campanhas, de estar informando as pessoas e estar dizendo que cada um é importante nesse elo. Se você está vendo que um colega ou alguém que não está cumprindo [as regras] você tem toda autoridade de conversar com a pessoa e pedir que ela faça o que é correto fazer”.  
 
Ele também destaca que a campanha é necessária porque o comportamento coletivo das pessoas em relação à doença está muito abaixo do necessário. “A gente está vivendo um momento bem difícil no Brasil. Temos dados disso, de quanto às pessoas estão deixando de cuidar, o quanto o comportamento coletivo das pessoas têm sido muita aquém do que o esperado. Nessa parte nós precisamos melhorar muito e rápido, urgentemente, porque se não nós vamos ter muita perda de vida desnecessária. As pessoas precisam compreender: quando eu me protejo eu, eu protejo o outro”.  
 
Atuação do Comitê  
 
Além do eixo de conscientização, o Comitê também trabalha na elaboração e atualização dos protocolos de biossegurança; avaliando o uso de espaços físicos e questões relacionadas às medidas sanitárias e de distanciamento; no esclarecimento de dúvidas sobre a covid-19 e, principalmente, no acompanhamento de casos suspeitos e confirmados da doença dentro da FURB.  
 
O acompanhamento é bastante rigoroso. A pessoa com suspeita ou confirmação da doença, seja aluno, docente ou servidor, é afastada imediatamente das suas atividades na FURB e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica é comunicada.  “Quando nós temos um caso positivado, documentado a partir de exame, etc. nós fazemos a notificação pra Vigilância Sanitária. Chegando um caso, uma situação, o Comitê faz a análise do que foi informado e também notifica as pessoas que estiveram envolvidas para ter uma ação rápida de isolamento dessas pessoas”, explica Gurgel.  
 
A FURB TV fez uma reportagem sobre o assunto. Lá você encontra mais informações sobre o trabalho do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 e conhece outras ações que a Universidade vem desenvolvendo, como um serviço para atender pessoas com sequelas da doença.