Trabalhos sobre automação e energia vencem concurso

Trabalhos sobre automação e energia vencem concurso

Foto: CMC

Os egressos Ruan do Nascimento Rosa e Thayse Cristina de Sousa foram os vencedores do 1° Concurso TCC Inovador e Estágio Modelo, promovido pelo Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da FURB.
 
Ruan venceu categoria TCC Inovador com o trabalho “Características de desempenho e fabricação de transformadores a seco de núcleo triangular”. Formado no curso de Engenharia Elétrica, ele conta que escolheu esta temática para o seu trabalho de conclusão de curso pois já trabalhava com transformadores a seco. “No limite do prazo da data de escolher o tema, lembrei de um artigo enviado pelo meu colega de trabalho e faculdade, Isac Savian, o qual falava de um novo tipo de transformador a seco, de aspecto triangular”, relata ele. Após muitas pesquisas, orientações com o professor Sérgio Cabral e até traduções de artigos e materiais em chinês, Ruan finalizou o trabalho premiado.
 
O transformador a seco de núcleo triangular, segundo o TCC, existe no mercado chinês há algum tempo e proporciona uma melhor eficiência energética devido às suas menores perdas a vazio, ou seja, mesmo em momentos em que não está fornecendo energia, o transformador também não consome muita energia. Segundo Ruan, o transformador pode ser utilizado para as mesmas aplicações que outros modelos. "Fiquei muito contente tanto pelo apoio do pessoal nas redes sociais quanto pela felicidade de ter conquistado este prêmio, porque mostra que realmente valeu a pena todo o esforço dedicado ao trabalho", observa Ruan. 
 
Já a vencedora da categoria Estágio Modelo, Thayse Cristina de Sousa, formada no curso de Engenharia de Produção da FURB, concorreu ao prêmio com o trabalho “Verificação automática de dados técnicos de teste de bombas A10V”. Segundo a apresentação feita para o concurso, o projeto surgiu a partir da demanda de eliminação do trabalho manual de conferência de relatórios de teste e reclamações de clientes da empresa em que Thayse trabalha, a Bosch Rexroth.
 
O projeto foi realizado em duas etapas, na primeira foi necessário desenvolver um sistema capaz de ler os relatórios gerados diariamente e encontrar inconsistências entre as informações dos relatórios e os dados de engenharia da empresa. Já a segunda, consistiu no desenvolvimento de um dashboard para visualização dos resultados obtidos pelo sistema, facilitando a análise e criando um histórico dos resultados.
 
De acordo com os dados apresentados por Thayse, com o desenvolvimento do projeto a empresa teve ganhos com transparência, otimização do tempo de análise de duas horas para cinco minutos, automatização do processo e auxílio na prevenção de reclamações de clientes.
 
Segundo o beneficiado direto pelo estágio de Thayse, funcionário da empresa, não estava dando conta da demanda diária de trabalho, com a produção de 160 bombas e a necessária verificação manual das informações no sistema. “Estou ganhando muito tempo com essa melhoria. Ela me fornece todas as informações que eu preciso de forma rápida e precisa”, comenta.  
 
Sobre a vitória no Concurso TCC Inovador e Estágio Modelo, Thayse sente-se grata e realizada. “Foi um grande desafio descrever um projeto deste porte e complexidade em um vídeo de apenas um minuto, porém contei com apoio e paciência de familiares, amigos e meu orientador, chegando a este resultado incrível”, comemora ela. Com o valor de R$500,00 do prêmio a engenheira de produção pretende investir em mais conhecimento sobre programação para crescer no mercado de trabalho. Ruan também recebeu a premiação em dinheiro.
 
Segundo o coordenador do concurso, professor Jonathan Utzig, o evento foi pensado para iniciar uma tradição de reconhecimento dos esforços dos estudantes e seus trabalhos. “Pretendemos criar a tradição de reconhecer este esforço e assim também motivar nossos alunos a desenvolverem atividades significativas que serão proveitosas para eles próprios, para o mercado e por consequência, para a sociedade", explica o professor.