Evento discute política, gênero e literatura em narrativas históricas

Evento discute política, gênero e literatura em narrativas históricas

Foto: CMC

"Narrativas e Usos do Passado: Política, Gênero e Literatura" é a temática da XXVII Semana Acadêmica de História que acontece pela primeira vez de forma totalmente virtual, entre os dias 3 e 7 de maio. Organizado pelo Centro Acadêmico (CAHCLIO)  e curso de História da Universidade Regional de Blumenau (FURB), o evento é gratuito para os alunos e Alumni do curso de História, para os participantes da programação e para os professores da rede pública de ensino.  
 
Na programação da Semana estão inclusas atividades diversas, entre elas conferências, mesa redonda, simpósios temáticos com apresentações de trabalhos acadêmicos, lançamento de livros, um cine-debate e dois minicursos. Para marcar a abertura do evento a convidada para a primeira conferência é a professora Dra. Joana Maria Pedro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que vai falar sobre “A categoria gênero como resistência ao projeto conservador: disputas narrativas”. Já para o encerramento da edição, será discutida na última conferência a "História e Literatura: rebelião escrava em páginas de folhetins”, com a presença da professora Dra. Ana Flavia Cernic Ramos, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  
 
A professora Cristina Ferreira, coordenadora da Semana junto do Centro Acadêmico, afirma que além de contribuir com os alunos, que ganham experiência em organização de eventos, a semana “vai discutir o estudo do passado com ênfase no universo de fenômenos políticos, fazendo uma atribuição de sentidos entre o presente e o passado, e também destacando os segmentos da política, gênero e literatura”, para evitar a deturpação do passado.  
 
A temática da Semana Acadêmica de História, conforme explica Henrique Dutra, envolvido na organização do evento, é definida pelos alunos do curso através de uma votação. A discussão sobre narrativas e usos do passado, com foco em política, gênero e literatura, foi a temática definida no final de 2019 para a edição seguinte, mas que com a pandemia, teve de ser adiada. “Quando fizemos uma nova votação para perguntar aos alunos se eles queriam manter o que havia sido decidido em 2019 ou realizar nova votação, eles decidiram pela primeira”, explica Henrique.  
 
Apesar de ser gratuita para algumas categorias, os ouvintes externos, no momento da inscrição, precisam pagar uma taxa de R$30,00 para participar de todas as atividades. Os interessados também podem se inscrever apenas nos minicursos oferecidos na programação por um valor de R$10,00. Eles acontecem no dia 6 de maio, o primeiro a partir das 14h30, onde o professor Fábio Augusto Morales Soares, da Universidade Federal de Santa Catarina ministrará o minicurso “História e arqueologia da ‘cidade global’ na Antiguidade”. O segundo minicurso, “História, Literatura e Gênero: a História da virilidade em questão”, ministrado por Evander Ruthieri da Silva, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), acontece a partir das 19h. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de maio no site da XXVII Semana Acadêmica de História.  
 
Programação:
 
3 de Maio:
Simpósios Temáticos
Horário: 13h30 
 
Abertura da XVII Semana Acadêmica de História
Horário: 19h  
 
Conferência de abertura “A categoria gênero como resistência ao projeto conservador: disputas narrativas”
Convidada: Dra. Joana Maria Pedro (UFSC)
Horário: 20h 
 
4 de Maio:
Simpósios Temáticos
Horário: 13h30 
 
Mesa Redonda: Experiências de Professoras no Ensino de História
Convidadas: Dra. Yomara Feitosa Fagionato, professora Joice Brignoli e professora Janaina Borgonha Santana.
Horário: 18h45 
 
Conferência “Imaginar um lugar outro: a urgência de novos sentidos para a escola e o ensino de história“
Convidada: Dra. Ana Paula Sampaio Caldeira (UFMG)
Horário: 20h30 
 
5 de Maio:
Simpósios Temáticos
Horário: 13h30 
 
Cine-debate “Ser mulher, um labirinto social”
Convidadas: Júlia Ozorio de Abreu (UFRGS) e Ma. Jéssica Frazão (USP)
Horário: 18h45 
 
Conferência “Os direitos sociais e humanos dos trabalhadores no Brasil: uma reflexão”
Convidada: Dra. Angela de Castro Gomes (UFF)
Horário:20h30 
 
6 de Maio:
Simpósios Temáticos
Horário: 13h30 
 
Mini-curso “História e arqueologia da ‘cidade global’ na Antiguidade”
Convidado: Dr. Fábio Augusto Morales Soares (UFSC)
Horário: 14h30 
Mini-curso “História, Literatura e Gênero: a História da virilidade em questão”
Convidado: Dr. Evander Ruthieri da Silva (UNILA)
Horário: 19h 
 
7 de Maio:
Simpósios Temáticos
Horário: 13h30 
 
Lançamento do livro “Sujeitos em isolamento: narrativas desconfinadas”
Convidadas: autoras Dra. Cíntia Régia Rodrigues (FURB), Dra. Renata Waleska de Sousa Pimenta (IFSC-Gaspar) e a Dra. Yomara Feitosa Fagionato. Apresentação de Dra. Cíntia Régia Rodrigues (FURB), Prof. Me. Luiz Cláudio Altenburg (Arquivo Histórico-Indaial) e Profa. Ma. Jaqueline Marquardt.
Horário: 18h30 
 
Lançamento do livro “Félix: uma vida nômade poética pelas Américas”
Convidado: Dr. Ricardo Machado (UFFS)
Horário: 19h 
 
Conferência de encerramento “História e Literatura: rebelião escrava em páginas de folhetins”
Convidada: Dra. Ana Flavia Cernic Ramos (UFU)
Horário: 20h