Universidade comemora sucesso e inicia Trilha da Inovação

Universidade comemora sucesso e inicia Trilha da Inovação

Foto: CMC

Ultrapassando o número esperado de participantes, o Dia do Desafio, evento idealizado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com o Centro de Inovação de Blumenau (CIB), aconteceu no último dia 05 de maio e foi um sucesso total!  
 
Mais de 600 pessoas circularam pelas sete salas temáticas (indústria, varejo, saúde, tecnologia da informação, economia criativa, educação inovadora e direito) do evento online; cerca de 20 empresas da região estiveram presentes, entre elas Ambev Tech, Benner Sistemas, Ecomax, NSC, Proway, Phillips, Viacredi, Greenplace, Hospital Santa Catarina e, inclusive, a Prefeitura Municipal de Blumenau; e mais de 30 problemas foram colocados em discussão.  
 
O diretor do Instituto FURB, Christian Krambeck destaca o enorme sucesso do evento se deve à parceria de muitas pessoas. “Entender as pessoas dentro de um mesmo tema de interesse, pessoas com visão de mercado falando de desafios, de custo, de mercado internacional, de plano de negócio, uma linguagem que é muito importante os alunos terem contato e, ao mesmo tempo, alunos e professores trazendo perguntas importantes pros empresários. A gente percebe o incrível potencial que aproximar a universidade das empresas traz. Com muita humildade, mas esse retumbante sucesso do Dia do Desafio foi graças a essa construção em rede”.  
 
A reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, que participou da abertura do evento, afirma que desenvolver a região é uma das missões da Universidade. “Qual é o maior desafio e a missão de uma universidade se não desenvolver a região onde ela está inserida? E de que forma nós podemos fazer isso? Não é nos fechando, trabalhando nosso ensino, pesquisa e extensão sem ter um propósito, sem desenvolver a região em que ela (FURB) se insere”. Já o Head de Comunidades do CIB, Rafael Silva, a pandemia trouxe um novo olhar das pessoas para com a inovação. “Eu acho que a partir do ano passado a gente percebeu, todas as empresas, todas as pessoas começaram a entender que nós precisamos evoluir e a inovação é parte fundamental disso”.  
 
Case  
A sala de Inovação Educacional, por exemplo, teve seis problemas previamente cadastrados. Destes, três foram selecionados para o Dia do Desafio. Um deles foi o problema “formação de professores em consonância com a BCNN e a BNC” do Colégio Metropolitano, da cidade de Indaial. Mais de 65 pessoas compartilharam sugestões para a resolução deste desafio.  
 
O novo presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Renato Medeiros, que já tem uma parceria com a FURB e o curso de Design por meio da sua empresa, a Blumenau Iluminação, destacou o sucesso que a colaboração entre ambos fez e disse que vai aproximar, também, a Associação Empresarial da Universidade. “Quando a gente começou esse projeto com o curso de Design não sabíamos que talvez seríamos os primeiros num negócio que iria dar tanta repercussão. Logicamente, a gente procura dar oportunidade para os alunos, mas também colher frutos com isso e a Acib vai nesse caminho. Eu fiz na minha empresa, nós vamos incentivar, vou dar esse depoimento e mostrar como a gente fez e aproximar, mais ainda, a Acib da Universidade”.  
 
No final do evento, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Holthausen fez uma fala destacando que iniciativas como o Dia do Desafio e a Trilha da Inovação movimentam o ecossistema. “A gente quer cada vez mais gerar essa estadualização das ações de Ciência, Tecnologia e Inovação. Quanto mais a gente movimentar o ecossistema, quanto mais a gente gerar esse diálogo, essa aproximação e essas conexões maiores vão ser as implementações de inovações, a geração de pesquisa, a transferência de tecnologia. Então, esse diálogo precisa acontecer”.  
 
Trilha da Inovação  
É importante destacar que o Dia do Desafio faz parte da Trilha da Inovação, estratégia criada para integrar a comunidade acadêmica, a sociedade e o mercado em um calendário anual de atividades que buscam soluções para problemas reais encontrados no setor produtivo. Mas essa Trilha está só começando e vem mais por aí... “Uma das grandes ideias é continuar dando desdobramento a esses problemas. Porque o objetivo do Dia do Desafio foi discutir e entender os problemas, mas agora a gente começa, dentro da Trilha da Inovação, a resolver esses problemas pra disciplinas, pros TCC e levando até a Feira de Inovação”, conclui Krambeck.