Núcleo de Estudos aborda mito do 13 de maio

Núcleo de Estudos aborda mito do 13 de maio

Foto: CMC

Na data que marca a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel em 1888, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza uma roda de conversa virtual para discutir o mito do dia 13 de maio. O evento será realizado de forma remota e aberta ao público, através da plataforma do Microsoft Teams, a partir das 18h30.  
“A discussão sobre o mito do dia 13 de maio é importante porque sempre nos ensinaram a história a partir do vencedor. Nós temos que começar a escutar e a descobrir a história a partir dos vencidos”, afirma o professor Nelson Afonso Garcia Santos, vice-coordenador do NEAB. 
 
Estarão presentes na roda de conversa os professores Carlos Silva, doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Adiléia Bernardo, doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Marcos Silva, doutor em Educação. A mediação das discussões será realizada pela coordenadora do Núcleo, Halina Leal, que é doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).  
 
O evento é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB) em parceria com o curso de Ciências Sociais da FURB e do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação da Universidade. Para participar do evento é necessário demonstrar interesse através dos e-mails nelgarcia@furb.br e sgalarca@furb.br.