Maestro indicado a prêmio de melhor tese de 2020 em Artes

Maestro indicado a prêmio de melhor tese de 2020 em Artes

Foto: CMC

A tese do Dr. Roberto Fabiano Rossbach foi selecionada pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), representando os Programas de Pós-Graduação em Artes, Música e Profissional em Artes, para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese 2021. O trabalho “Catalogação sistemática e descritiva de obras e fontes musicais no Brasil: o catálogo temático de Heinz Geyer (1897-1982)” foi defendido em 2020, e agora entra na disputa pelo prêmio de melhor tese de doutorado pela área do conhecimento “Artes”.  
 
O Prêmio CAPES de Tese 2021 irá anunciar os resultados da primeira etapa em setembro de 2021. Serão premiadas as 49 melhores teses de doutorado, uma para cada área do conhecimento reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além disso, três dessas 49 teses premiadas também irão concorrer ao Grande Prêmio, com previsão de resultado para dezembro. Será premiada uma tese para cada grande área, que são “Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias”, “Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar” e “Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas''. 
 
Para a definição dos vencedores serão avaliadas a originalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do Brasil, a qualidade e quantidade das publicações decorrente dos trabalhos, além da metodologia, redação, estrutura e organização do texto da tese. “No âmbito local o trabalho contribui para a reintegração do repertório e o resgate da história da música da região de Blumenau trazido ao conhecimento das novas gerações. No âmbito geral e científico o trabalho busca contribuir de forma propositiva em questões metodológicas para que sejam realizados levantamentos de outros compositores no Brasil”, afirma o pesquisador sobre as contribuições para a região de Blumenau e para a construção da arquivologia musical.  
 
A pesquisa realizada por Roberto Rossbach contribui para o desenvolvimento de uma metodologia para a elaboração de catálogos temáticos de obras e fontes musicais, neste caso, ele utilizou as obras e arranjos do músico alemão que imigrou para Blumenau, Heinz Geyer. “Na tese eu elaborei o catálogo temático das obras e de todas as fontes de prescrição musical, ou seja, todas as partituras e partes das obras e dos arranjos do maestro, quase em sua totalidade ainda preservados em manuscritos nos acervos da cidade”, explica ele. 
 
Para isso, Roberto estabeleceu alguns parâmetros para a elaboração desses catálogos, entre eles: estudos preliminares sobre a trajetória pessoal, artística e profissional, obtenção de dados a partir de acervos e diferentes fontes, registro dos dados e elaboração de uma ficha catalográfica, e organização das obras de acordo com o conceito de catálogo temático, que oferece diferentes formas de consulta, seja por meio de indicadores, índices ou descrição da obra.  
 
Roberto Rossbach iniciou sua carreira na FURB em 2004 como professor substituto nas disciplinas de Regência e Prática de Conjunto do curso de Música. A partir de 2012 tornou-se professor titular do curso, e atualmente ministra disciplinas como História da Música, Estudos em Etnomusicologia, Estudos em Musicologia e Gêneros e Formas Musicais, além de exercer o cargo de Chefe do Departamento de Artes. Ele também atua como regente titular da Orquestra da FURB desde 2008, e como membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM) e da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).  
 
As 49 teses selecionadas na primeira etapa receberão um prêmio composto por bolsa de até um ano para realizar estágio pós-doutoral em uma instituição nacional, além de um certificado e medalha. Os orientadores das teses vencedoras também receberão certificado, e um prêmio de R$3 mil. Já os selecionados no Grande Prêmio receberão uma bolsa para realizar um estágio pós-doutoral em nível internacional por um período de um ano, além do certificado e troféu. Seus orientadores também receberão um certificado, e um prêmio de R$9 mil. Ambas as premiações em dinheiro são destinadas para a participação em congressos.