Etapa regional traz resultados ao ecossistema de inovação

Etapa regional traz resultados ao ecossistema de inovação

Foto: CMC

Representando as Instituições de Ensino Superior do Vale e Alto Vale do Itajaí, a reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Marcia Sardá Espindola participou da mesa de abertura da reunião devolutiva regional do Vale e Alto Vale, da VI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI).  
 
A conferência é realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e com a Rede Catarinense de Centros de Inovação e tem como objetivo  coletar as percepções de vários representantes do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina para, a partir delas, gerar um documento com estratégias de crescimento e fortalecimento deste ecossistema. 
 
Também participaram da mesa de abertura da reunião o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Amauri Bogo e, representando a rede de centros de inovação, Emerson Luis Pereira, de Itajaí.  
 
O professor Roberto Pacheco, coordenador do Programa de Pós-graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável pela metodologia, apresentou os resultados, que foram debatidos com representantes dos seis Grupos de Trabalho. Segundo Pacheco, conhecer as percepções, que é diferente de dados estatísticos, é importante para o planejamento e a interação dos atores de CTI. 
 
“Às vezes a percepção não bate com o dado real. Nos últimos anos, por exemplo, houve aumento de instrumentos de incentivo e investimento, como mostram as estatísticas. No entanto, continua a percepção de estarem insuficientes. Qual a questão aqui? A demanda e a conscientização da inovação e do quanto ela precisa de investimento também cresceu. Com isso a gente cresce o olhar para a frente e isso faz o desenvolvimento crescer. Acho que isso é a principal entrega da conferência, que é manter os atores regionais congraçados nas suas percepções.”   
 
Foram realizados, durante o mês de abril, encontros regionais de análise e comparativo de percepções com o objetivo de compilar novas análises de percepção dos sistemas regionais e verificar o quadro comparativo entre 2015 e 2021 em cada região do Estado. Agora, no mês de maio, outros seis encontros devolutivos ocorreram em cada uma das seis regionais, o último foi realizado nesta quinta-feira, 27 de maio, e envolveu a etapa Vale e Alto Vale do Itajaí. No dia 10 de junho, ocorre o encontro de encerramento.  
 
Os coordenadores dos Centros de Inovação de Blumenau, Udo Schroeder, de Brusque,   Günther Lother Pertschy, de Itajaí, Emerson Luis Pereira e de Rio do Sul, Luana Cristina Theis, além da gerente de CTI da Fapesc, Ana Paula Carneiro também participaram da reunião devolutiva, que pode ser acessada no canal de YouTube da Fapesc.