Pós em Jornalismo Digital adiada para setembro

Pós em Jornalismo Digital adiada para setembro

Foto: CMC

Os coordenadores do curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação” decidiram adiar o início da especialização para setembro. A decisão atendeu ao pedido dos professores convidados de fora do país, Ramón Salaverría (Espanha) e João Canavilhas (Portugal), e levou em conta a atual situação da crise sanitária vivenciada pelo Brasil.
 
Apesar das aulas do curso serem 100% online, os professores convidados vão ministrar suas disciplinas de forma presencial na Universidade Regional de Blumenau (FURB). As restrições para viagens e voos da Europa para o Brasil fizeram com que Salaverría e Canavilhas pedissem para mudar as datas das suas aulas para 2022.
 
A solicitação foi aceita pelos coordenadores do curso, que decidiram readequar o calendário das aulas, que inicialmente estavam previstas para começaram em 04 de junho com Ramón Salaverría. Assim, a previsão para o início das aulas passa a ser 10 de setembro, quando o curso de especialização deve iniciar com as aulas da designer Juliana Krauss, Diretora de Criação das revistas Superinteressante e Você S/A.
 
Com a mudança no calendário do curso criado pela FURB e oferecido em parceria com a Fundação Fritz Müller (FFM), a previsão dos coordenadores é que as aulas, on-line e quinzenais, iniciem em setembro de 2021 e terminem em setembro de 2022. Com isso, os profissionais interessados em atualizarem os seus conhecimentos na área da comunicação e do empreendedorismo neste segmento ganha tempo extra para as inscrições no curso. Para garantir sua vaga nesta formação, basta acessar a página do curso criada pela FFM.
 
Curso de pós-graduação da FURB apresenta proposta diferenciada
 
As principais ferramentas tecnológicas do mercado para a área da comunicação e os conhecimentos fundamentais para quem quer empreender na área são dois dos principais pilares do curso de pós-graduação “Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação”.
 
Voltado para quem concluiu um curso de graduação nas áreas relacionadas com a Comunicação e para quem tem interesse em se especializar neste setor, o curso conta com referências internacionais do mercado, como Ramón Salaverría e João Canavilhas, e com professores de renome nacional, como João Wainer, Humberto Trezzi, Saul Bekin, entre outros.
 
A proposta da Pós-graduação Lato Sensu é inovadora não só na temática, mas também no formato, pois as aulas serão ministradas a partir do estúdio da FURB TV, em Blumenau, com transmissão ao vivo para os alunos matriculados de qualquer parte do país. Ou seja, este é um curso a distância (EaD) ao vivo, com a possibilidade de interações dos alunos com os
 
professores durante as aulas e de consultar as aulas após a transmissão para quem desejar rever os conteúdos ou para quem não puder assistir às aulas ao vivo.
 
A inovação do curso na temática está relacionada com o foco em atender às demandas mais urgentes do mercado de comunicação. Dividida em dois módulos e com 21 disciplinas no total, esta formação foca os macro-temas “Jornalismo Digital e Produção de Conteúdo” e “Inovação e Gestão de Negócios Comunicacionais”. Além disso, o aluno que desejar empreender na área poderá ter mentoria de um dos professores do curso adquirindo um módulo vendido à parte.
 
Com o primeiro módulo, os alunos do curso irão atualizar seus conhecimentos sobre a produção de conteúdos em áudio e vídeo, de jornalismo de dados, infografia e visualização de dados, usabilidade e UX writing, Mobile Journalism, webjornalismo com imersão, jornalismo investigativo e em áreas de conflito, storytelling, webdocumentário, entre outros temas atuais na geração de conteúdos para plataformas multimídia.
 
Em paralelo aos conhecimentos ligados à área de conteúdo e jornalismo digital, os alunos aprenderão sobre aspectos decisivos para quem quer empreender na era digital. Com o segundo módulo do curso, os estudantes vão ter aulas sobre endomarketing, assessoria de comunicação e redes sociais, SEO, métricas e dados para a gestão de negócios no jornalismo, ecossistemas de inovação, entre outros temas relacionados.
 
Em Santa Catarina, o curso de pós-graduação da FURB tem convênios estabelecidos com três entidades representativas do setor da comunicação. Jornalistas associados ao Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e/ou a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e empresas associadas a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) podem requerer desconto de 10% nas mensalidades do curso de especialização.
 
O convênio assinado entre a universidade e as entidades oferece descontos progressivos. Isso significa que quanto mais pessoas associadas às entidades se inscreverem no curso da FURB, maior o desconto que elas irão receber na pós-graduação. A tabela de desconto progressivo chega a até 40%.