Evento da Camerata de Violões é adiado

Evento da Camerata de Violões é adiado

Foto: CMC

(Atualizada em 19/06)
Por problemas de saúde de um dos integrantes da Camerata, o evento foi cancelado na data de 20 de junho. 
 
Neste domingo, dia 20 de junho, a Camerata de Violões da Universidade Regional de Blumenau (FURB) participa da Live do Café Musical. O evento é realizado desde 2009 pelo Museu da Música de Timbó como uma forma de proporcionar a toda a comunidade acesso a cultura de qualidade de forma gratuita.
 
A sexta edição da Live do Café Musical de 2021, realizada pela Prefeitura de Timbó e Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, através do Museu da Música, inicia de forma remota a partir das 10h de domingo. O evento que conta com a participação da Camerata de Violões da FURB será transmitido na página do Facebook da Prefeitura de Timbó.
 
Camerata 
 
Uma camerata é um encontro de músicos que se unem pelo prazer de tocar. O termo é de origem italiana e significa camaradagem. Na Universidade Regional de Blumenau (FURB), a iniciativa é representada por um quarteto: a Camerata de Violões. Formada em agosto de 2000, muitos violonistas que passaram pela universidade fizeram parte do grupo. Sua formação atual conta com os violonistas Matheus Bellini da Silva, Thiago Luiz Zimmermann, William Pofahl e Renato Mór, que também atua como coordenador das atividades da Camerata.
 
A Camerata faz parte do programa Grupos Estáveis de Produção Artística, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura da FURB. O grupo busca divulgar a música de câmara e difundir o violão como instrumento concertante, representando a Universidade em eventos ligados à arte e à cultura. A Camerata é uma das pioneiras em Santa Catarina, realiza apresentações sofisticadas de obras de autores consagrados adaptadas ao estilo do grupo.
 
Entre as músicas que a Camerata irá apresentar na live estão “Diamantina”, de Toninho Horta, “Rodriguesca”, de Javier Riba, “Estampas”, de Federico Moreno-Torroba, e “Pacific coast highway”, de Andrew York. “A camerata de violões da FURB toca um repertório bastante diversificado, tanto no que diz respeito a estilo, quanto a tempos históricos. Nós tocamos geralmente músicas escritas originalmente para quatro violões, ou arranjadas e transcritas para essa formação”, explica Renato Mór.
 
A live do Café Musical é gratuita para todos que queriam acompanhar a apresentação da Camerata de Violões da FURB neste domingo, dia 20 de junho, a partir das 10h no Facebook da Prefeitura de Timbó.