Convênio amplia amostragem do IFFSC

Convênio amplia amostragem do IFFSC

Foto: CMC/ Equipe de campo IFFSC 2021 no Parque Estadual da Serra Furada

O convênio entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB), assinado em fevereiro de 2021, tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a flora e vegetação das unidades de conservação estaduais, bem como subsidiar ações de conservação das espécies, comunidades e ecossistemas. Os estudos serão realizados em todas as 10 unidades de conservação estaduais (UCs) e no seu entorno.
 
Assim, os Parques Estaduais e Reservas Biológicas administrados pelo IMA serão visitados para levantamentos florísticos (qualitativos) para coleta de material botânico fértil e para levantamentos fitossociológicos (quantitativos). Parcelas do IFFSC serão novamente medidas nas UCs e outras novas serão instaladas.
 
Os trabalhos começaram em abril e serão concluídos até outubro de 2021, por uma equipe composta pelos botânicos Anderson Kassner Filho, Nando Matheus Rocha e os engenheiros florestais Adilson Luiz Nicoletti e Marlon Yuri Andrade, todos egressos da FURB.
 
O convênio tem duração de 15 meses, prevê coletas de dados de campo durante seis meses e possibilita a continuação dos trabalhos do IFFSC em prol das florestas catarinenses. Os recursos do projeto são oriundos de Compensação Ambiental.
 
O coordenador do projeto, professor Alexander C. Vibrans, do curso de Engenharia Florestal da FURB, destaca que os dados coletados permitirão a geração de conhecimentos e informações necessárias para possibilitar a gestão pública do território catarinense, sob perspectiva da conservação dos recursos naturais, em especial da biodiversidade vegetal, além do licenciamento e controle ambiental.
 
Para o professor André L. de Gasper, professor do curso de Ciências Biológicas, curador do Herbário FURB e membro da equipe do IFFSC, estudar os ecossistemas conservados nos Parques e Reservas estaduais é fundamental, porque é provável que nelas sejam encontradas muitas espécies raras e ameaçadas e, quem sabe, espécies até agora não registradas ou novas para a ciência.
 
Entre as espécies recentemente coletadas em UCs estaduais estão a Canela garuva (Nectandra oppositifolia) coletada no Parque Estadual do Acaraí; a Orvalhinha (Drosera sp.) e a Tuna-de-bola do Rio Canoas (Parodia linkii cf.) coletadas no Parque Estadual Serra do Tabuleiro.
 
Unidades de Conservação que serão visitadas: Parque Estadual do Acaraí (São Francisco do Sul); Parque Estadual do Aguaí (Morro Grande, Nova Veneza); Parque Estadual das Araucárias (São Domingos, Galvão); Parque Estadual Fritz Plaumann (Concórdia); Parque Estadual Rio Canoas (Campos Novos); Parque Estadual do Rio Vermelho (Florianópolis); Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Palhoça a Garopaba); Parque Estadual da Serra Furada (Orleans, Grão-Pará); Reserva Biológica do Sassafrás (Benedito Novo, Doutor Pedrinho); Reserva Biológica da Canela Preta (Botuverá, Nova Trento).