FURB Idiomas aplica prova de proficiência em português

FURB Idiomas aplica prova de proficiência em português

Foto: CMC

Vindos do Haiti, Venezuela, Síria, Egito, Rússia, Cuba e Alemanha, 25 estudantes de Português para Estrangeiros do FURB Idiomas realizaram neste sábado, 10 de julho, a prova de proficiência em língua portuguesa aplicada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).  
 
É a terceira edição da prova realizada pela FURB, mas a primeira com um número tão expressivo de inscritos, ao longo de mais de 10 anos do curso de Português para Estrangeiros oferecido pela Universidade. “Testes como o realizado na FURB neste sábado, são um importante documento para que imigrantes regularizem a sua presença no país, pois são um dos requisitos exigidos pela Polícia Federal para a imigração”, explica a coordenadora do FURB Idiomas, Marta Caetano.  
 
O exame é realizado nos formatos do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e o FURB Idiomas é um dos seletos aplicadores da prova. “Estamos entre as poucas instituições que oferecem o curso de Português para Estrangeiros e além de dar aulas para intercambistas da FURB e comunidade externa, já realizamos parcerias com empresas, atendendo empresários estrangeiros e até o Comitê Olímpico Internacional”, conta Marta.  
 
No teste são contempladas quatro habilidades: leitura, escrita, fala e compreensão auditiva da língua portuguesa. A prova é feita para pessoas que não são falantes nativas da língua e tem como principal objetivo a comprovação do domínio de estrangeiros sobre a língua portuguesa. 
 
Na FURB, o curso de Português para Estrangeiros é oferecido de forma remota com aulas síncronas via Microsoft Teams e os estudantes que realizaram a prova neste sábado iniciaram as aulas em março. A prova final é presencial, pois faz parte da exigência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, previsto na Portaria Nº 623, de 13 de novembro de 2020, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização.  
 
Os alunos foram alocados em três salas de aulas, respeitando o distanciamento social e tiveram três horas para realizar a prova. Além dos residentes em Blumenau, também vieram inscritos de Florianópolis e um casal veio especialmente de São Paulo para fazer o teste. "Estou muito feliz com a evolução dos alunos e emocionada por podermos ajudá-los nessa caminhada para se tornarem cidadãos brasileiros", observou Mirela Vieira, professora da turma.  
 
"O que nos deu essa notoriedade é a qualidade, a seriedade e lisura do nosso curso e dos nossos processos, além da tradição das aulas de português como língua estrangeira tanto para a comunidade interna quanto externa da FURB, o que nos trouxe a expertise.Tanto o curso quanto a prova foram um sucesso, alguns alunos querem inclusive continuar o curso, mesmo já atingindo a nota satisfatória para o pedido de naturalização", afirma a coordenadora.  
 
Novas turmas abrem em agosto. Mais informações em acesse www.furb.br/idiomas ou  ligue 47 3321.0264.