Centro de Memória Oral e Pesquisa guarda relatos inéditos sobre a história do Vale do Itajaí

Centro de Memória Oral e Pesquisa guarda relatos inéditos sobre a história do Vale do Itajaí

Foto: Divulgação

O Centro de Memória Oral e Pesquisa, CEMOPE, da Universidade Regional de Blumenau (FURB) tem como objetivos formar jovens pesquisadores com interesse na metodologia da História Oral e desenvolver um amplo acervo de dados colhidos através de relatos orais sobre Blumenau e a região do Vale do Itajaí.

Atualmente, conta com um acervo de quase 400 entrevistas, em que aproximadamente 260 foram realizadas por ex-alunos do curso de História, na disciplina de Pesquisa em História. Essa coleção é a principal do laboratório de pesquisa, o que tornou o espaço privilegiado para a realização de diferentes pesquisas e para preservar os relatos orais acerca da História do Vale do Itajaí.

A ideia que originou o CEMOPE visava a criação de um Laboratório de História Oral, vinculado ao Departamento de História e Geografia da FURB. O projeto foi discutido e gerado a partir de 1999, após uma aprovação unânime junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tais objetivos foram configurados a partir da coordenação das professoras Sueli Maria Vanzuita Petry e Maria Luiza Renaux.

O nome Centro de Memória Oral e Pesquisa surge em 2000, e atualmente é coordenado por Cristina Ferreira, professora do curso de História da FURB desde 1996, Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina.

A disposição dos estudantes de coletar depoimentos estabeleceu uma coleção multifacetada, com extensa lista de entrevistas e relatos de trajetórias de vida de alguns personagens que importantes que atuaram nas cidades do Vale, dando destaque para Blumenau.

“Inclusive durante um certo período, nós publicamos uma coluna na Revista Blumenau em Cadernos, para editar estas entrevistas, então elas se tornaram de domínio público. Uma parte delas, alguns trechos transcritos, também constam no site do Laboratório, com isso, nós estamos trabalhando em torno não apenas da história, mas também da memória do Vale do Itajaí.”, explica a professora.

Com a orientação da professora Cristina Ferreira, o Centro de Memória Oral e Pesquisa também realiza pesquisas históricas em duas principais áreas temáticas: História do Brasil (envolve desde o período imperial até a período contemporâneo), e a História do nosso Vale do Itajaí.

Recebem destaque também, estudos de processos históricos que envolvem o cruzamento de fronteiras entre escravidão e liberdade, experiências democráticas e ditaduras, olhares de pesquisadores estrangeiros e historiadores brasileiros, assim como espaços de sociabilidade e movimentos atrelados ao Estado, com enfoque histórico.

“O CEMOPE também trabalha com a história do Brasil Imperial e do Brasil Republicano, tentando vincular o Vale do Itajaí a história geral do Brasil, tendo em vista que nós não estamos isolados da historiografia brasileira”, destaca a professora.