Semana de Formação Institucional apresenta boas práticas

Semana de Formação Institucional apresenta boas práticas

Foto: CMC

Entre os dias 26 e 30 de julho, a Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio da Pró-reitora de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante (PROEN), da Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP), em parceria com a Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) e Biblioteca Universitária promove a Semana de Formação Institucional para todos os servidores.
 
Ofertada a cada semestre, a Semana busca dar oportunidade de formação continuada a docentes e técnicos-administrativos da FURB, compreendendo que a formação é um fator fundamental para o desempenho qualificado e valorização dos servidores.
 
Nesta edição, os eventos programados se propõem a discutir temas como as diferentes experiências de professores da Universidade durante o período de pandemia, as boas práticas da gestão de permanência dos estudantes na Universidade, e a curricularização da extensão e reorganização curricular, além de apresentar o Programa de Formação Continuada em Metodologias Ativas para uma nova turma de servidores e docentes.
 
A programação se inicia no dia 26 de julho, a partir das 8 horas da manhã, com atividades ligadas à discussão sobre a saúde mental, gestão do tempo e qualidade de vida dos servidores na atualidade. Também na parte da manhã, via Microsoft Teams, a Biblioteca Universitária da FURB dará início às atividades programadas para a Semana de Formação, reforçando todos os serviços que continuaram a ser oferecidos mesmo com as restrições impostas pela pandemia, além de apresentar as plataformas de e-books Minha Biblioteca e o Portal Capes.
 
Também para o primeiro dia de formação estão programadas as boas-vindas ao Programa de Formação Continuada em Metodologias Ativas, que inicia nova turma, além da primeira sessão do painel “Experiências pedagógicas de sucesso na pandemia”, e uma conversa que falará sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
 
Ao longo da programação também acontecem oficinas, como a “Boas Práticas para Gestão da Permanência”, rodas de conversa, como a que vai discutir as “Experiências de Ensino em tempos de Pandemia na ETEVI: compartilhando processos administrativos, estruturais e pedagógicos”, e palestras, como a que discutirá o “Currículo por competências: bases e desafios para implementação”. Nesta palestra, a professora Cássia Ferri, do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL), fará uma introdução sobre as novas diretrizes curriculares, que têm foco na formação baseada por competências, nas práticas acadêmicas e em uma maior flexibilidade curricular. (Acompanhe o Podcast da FURB FM abaixo). 
 
Cyntia Bailer, chefe da Divisão de Políticas Educacionais (DPE), explica que esta palestra será apenas uma introdução ao tema e aos desafios que essa organização impõe, pois em breve a FURB ofertará um novo programa de formação continuada sobre a educação por competências.
 
Atividades que discutirão noções jurídicas e práticas da gestão do serviço público, técnica dos mapas mentais, conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), captação e retenção de alunos, importância do exercício físico em tempos de pandemia, assim como estratégias para promoção de bem-estar, como saúde física mental e alimentação, também serão abordados nos eventos da Semana de Formação Institucional.
 
“A Semana de Formação Institucional conta com uma série de temas atuais para que tanto professores quanto técnicos administrativos aprendam mais e tenham espaços para discutir diferentes questões”, comenta Cyntia Bailer, envolvida na organização do evento.
 
Para participar das atividades, docentes e técnicos administrativos devem acessar o Portal do Servidor, na aba Formação Institucional e se cadastrar em todas as atividades que tiverem interesse. Lá é possível conferir toda a programação da Semana de Formação Institucional da FURB deste segundo semestre de 2021.
 
No portal também estão disponíveis de forma permanente as formações ligadas à utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA3), assim como as edições anteriores do “Experiências Pedagógicas de Sucesso na Pandemia”, realizadas em 2020/2 e 2021/1. As atividades realizadas via Microsoft Teams ficarão gravadas para que todos os servidores que não consigam acompanhar de forma síncrona possam resgatar os materiais posteriormente.