PPGBio atualiza lista de espécies ameaçadas em SC

PPGBio atualiza lista de espécies ameaçadas em SC

Foto: CMC

O Programa de Pós-graduação em Biodiversidade (PPGBio) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza as primeiras defesas públicas de mestrado. As bancas dos trabalhos sobre “Lista Vermelha da Flora Arbórea de Santa Catarina, Brasil” e “Análise Sazonal Fitoquímica, Antioxidante e Fotoproteção de Folhas de Araçá-do-Campo" serão realizadas de forma remota, via plataforma Microsoft Teams, nos dias 27 e 28 de julho, a partir das 14 horas.
 
O primeiro a defender sua dissertação de mestrado é Guilherme Salgado Grittz, que trabalha a temática da “Lista Vermelha”. Foi no Programa de Pós-Graduação que o acadêmico iniciou um estudo para verificar quais espécies arbóreas do Estado estão ameaçadas pelas ações antropológicas. Segundo ele, a confecção de listas vermelhas visa alertar a população para a urgência da proteção do meio ambiente, pois “obter o grau de ameaça de uma espécie é o primeiro passo para a construção de políticas públicas conservacionistas”, enfatiza.
 
O estudo foi pensado como uma forma de renovar a atual lista de espécies da flora ameaçada de Santa Catarina, quanto aos critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A partir do estudo foi possível concluir que das 646 espécies avaliadas, 89% encontram-se ameaçadas. Entre esse número, 35.9% delas se encontram em situação vulnerável, 34.7% em perigo e 18.9% criticamente em perigo.
 
Cerca de dois terços dessas, mais de 600 espécies, estão ameaçadas em função da redução do seu tamanho populacional. A outra parte se encontra impactada, principalmente, pela amplitude geográfica, ou seja, pela área onde a espécie ocorre, fragmentação populacional e número de localidades.
 
De todas as espécies avaliadas, mais de 50% delas tiveram redução populacional desde 2014, ano de publicação da última lista de espécies ameaçadas de Santa Catarina. Também sobre essa redução, o mestrando apurou que 63% delas tiveram redução populacional acima de 50%.
 
Inscrições de alunos especiais do PPGBio
 
O PPGBio desenvolve duas linhas de pesquisa: uma sobre Sistemática e Biodiversidade, que possibilita estudos sobre a taxonomia e filogenia de fungos, protozoários, plantas e animais, como no caso da pesquisa realizada pela mestranda Francielle Colovini, e a linha de pesquisa sobre Conservação e uso Sustentável da Biodiversidade, explorada por Guilherme Salgado Grittz.
 
Além das defesas públicas, o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade da FURB também está com inscrições para alunos especiais em disciplinas do mestrado: “Bioacústica”, “Bases bioquímicas e propriedade imunomodulatória da biodiversidade”, “Fundamentos da Ilustração Científica Digital” e “Metabolismo secundário e produtos naturais”.
 
Para realizar a matrícula nestas disciplinas os candidatos devem demonstrar interesse através do e-mail ppgbio@furb.br. Podem candidatar-se graduados em Ciências Biológicas, Ecologia, Biomedicina, Nutrição, Química, Farmácia, Engenharia Florestal, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Ciências Ambientais, Medicina Veterinária ou áreas correlatas. As aulas estão programadas para iniciar no dia 6 de agosto, de forma remota e síncrona, pela plataforma do Microsoft Teams. 
 
Para acompanhar a defesa da dissertação do mestrando Guilherme Grittz, que acontece nesta terça-feira, 27 de julho, a partir das 14h, basta acessar o link da reunião no Microsoft Teams.
 
Já a defesa de Francielle Colovini está programada para o dia 28 de julho, no mesmo horário. O link para acompanhar a defesa pode ser solicitado pelo endereço ppgbio@furb.br