Blumenau é terceira melhor cidade do país aponta ranking

Blumenau é terceira melhor cidade do país aponta ranking

Foto: Leo Laps

 

Blumenau foi considerada a 3ª melhor cidade do Brasil de acordo com o ranking Melhores Cidades do Brasil 2022 publicado pela Revista Istoé. A análise, feita pela Agência de Classificação Austin Rating em parceria com a Editora Três, levou em conta indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais dos 5.570 municípios brasileiros. Eles foram classificados num ranking geral e por porte – grande, médio e pequeno. O reconhecimento reflete a qualidade de vida, o pioneirismo e a produtividade econômica. 

Entre as cidades de grande porte, acima de 200 mil habitantes, Blumenau ficou com a segunda posição, atrás apenas de Joinville. Outra classificação de destaque foi na avaliação dos indicadores sociais, na qual Blumenau foi considerada a melhor entre as cidades de grande porte. Nesse quesito, foram avaliados índices como taxa de analfabetismo e escolaridade, renda, longevidade, taxa de mortalidade, além de avanços na prestação de serviços relacionados à saúde, educação, habitação e responsabilidade social.

“Esse resultado é fruto de uma gestão feita com responsabilidade, transparência e respeito ao dinheiro público. Sempre foi dessa maneira que trabalhei, com o objetivo de construir uma Blumenau melhor para todos. Por isso esse reconhecimento me deixa muito feliz”, declarou o prefeito Mário Hildebrandt.

O ranking avaliou ainda critérios como acesso digital ao conhecimento, mercado de trabalho, padrão de vida e desempenho no comércio exterior, entre outros; bem como fatores diretamente ligados à gestão pública, como capacidade de arrecadação e de pagamento, execução do orçamento e porcentagem de aplicação de recursos em saúde e educação.

“Temos muito orgulho da nossa cidade e não podemos deixar de inserir na FURB nesta conquista tão significativa. O desenvolvimento do ensino superior no interior do Estado começou em Blumenau e tornou Santa Catarina a potência que é hoje, com as instituições de ensino superior comunitárias diversificando e ampliando as fronteiras do conhecimento. Somente na FURB, em 58 anos já transformamos mais de 60 mil vidas com o acesso ao ensino superior de qualidade e em todas as áreas do conhecimento. Parabéns, Blumenau”, comemora a reitora Marcia Sardá Espindola. 

 

Histórico de destaques

No último ano, Blumenau tem recebido uma série de destaques em diversos rankings e avaliações. O mais recente foi o prêmio de Governo Inovador, concedido pela Fapesc à Prefeitura em reconhecimento ao projeto de implantação da Central de Controle Operacional (CCO).

Ainda no quesito inovação, Blumenau é considerada a 16ª cidade mais inteligente do Brasil entre os 677 municípios brasileiros com mais de 50.000 habitantes, conforme o Ranking Connected Smart Cities de 2021. A sustentabilidade das ações municipais também se destacou. A Prefeitura foi a vencedora do prêmio Prêmio ODS na Prática em Santa Catarina de 2021, na categoria Poder Público.

No âmbito do crescimento econômico, Blumenau recebeu em abril deste ano, do Sebrae, o título de 2ª cidade mais empreendedora do país, e conquistou a primeira posição na geração de empregos de Santa Catarina e a 20ª do Brasil, conforme ranking divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O município também foi destaque no Prêmio Raps de Inovação e Sustentabilidade 2021, com o Plano de Ação para Retomada Econômica implementado durante o período mais crítico da pandemia de coronavírus. Blumenau foi ainda considerada a 28ª cidade do Brasil que mais avançou em concessões e parcerias público-privadas no ano de 2021, conforme o Ranking Radar PPP.

Aspectos sociais do município foram destacados pelo Guia Tourist Maker, que classificou Blumenau como a 6ª melhor cidade da América Latina para se viver. Além disso, o Ministério do Turismo elencou a cidade como um dos 30 destinos mais estratégicos para o turismo no Brasil.

Fonte: Prefeitura de Blumenau, com reportagem de Aline Franzoi Santos Fleith

Foto: Leo Laps