Marcha Atlética leva Blumenau aos jogos de Tóquio

Marcha Atlética leva Blumenau aos jogos de Tóquio

Foto: CMC

No Atletismo, na modalidade Marcha Atlética, o acadêmico Matheus Gabriel de Liz, do curso de Educação Física da Universidade Regional de Blumenau (FURB), participa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na madrugada do dia 5 de agosto, quinta-feira, ele compete por uma medalha na prova dos 20km. 
 
O atleta estuda na FURB desde 2013, quando entrou para o Ensino Médio da Universidade, a ETEVI. Hoje, ele compete pela Associação Atletismo de Blumenau (AABLU) e recebe bolsas da Universidade e da Secretária Municipal do Esporte (SME) para continuar o seu treinamento e a evolução na marcha atlética. Segundo Matheus, o papel da Universidade é imprescindível na sua carreira.  
 
Sua trajetória como atleta começou em 2012, quando foi apresentado ao atletismo na escola EEB João Durval Müller, a partir da iniciação esportiva da Fundação de Desportos de Blumenau, com o incentivo da professora Marina de Gang. O atleta conta que começou no atletismo motivado pelo irmão, que precisou parar de correr após uma lesão no joelho, e que por isso trocou o futebol pelas pistas.  
 
Um ano depois, em 2013, agora sob supervisão de Ivo da Silva, seu treinador até hoje, ele foi apresentado à marcha atlética. Neste mesmo ano, Matheus já foi campeão em nível nacional e recordista mirim na marcha atlética no Campeonato Brasileiro de Atletismo Mirim Interclubes.
 
No ranking mirim masculino de 2013, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Matheus tinha a melhor marca, de 25min10seg na prova de 5 mil metros da marcha atlética de pista. 
Ao longo dos anos, o atleta conquistou diversos prêmios e recordes. Em 2015, já alcançava o índice para o Campeonato Mundial de Marcha Atlética, seguindo para a seleção brasileira, e chegando em 2018, na sua primeira prova de 20.000 metros em pista com um tempo de 1h32min32seg, tornando-se Campeão Estadual Sub-23. 2019 foi o ano em que foi destaque do Campeonato Catarinense Sub-23 pela Federação Catarinense de atletismo após bater o recorde da prova de 20 mil metros com uma marca de 1h25min54seg. 
 
Ruy Dornelles, coordenador do Programa de Apoio Esporte da FURB, conta que “a trajetória dele foi uma evolução, desde os jogos universitários, campeonatos estaduais e brasileiros, depois os mundiais e pan-americanos, o que culminou agora no ápice. Não é toda cidade que tem um atleta olímpico”.  
 
A colega de atletismo do marchador, Nair da Rosa, conta que é notável o talento de Matheus, e que como professora e atleta “a gente já vê que tem o feeling pra se destacar. Ele sempre foi dedicado, o talento não dura se não tiver dedicação”. 
 
“Tive algumas lesões e vários obstáculos ao longo do caminho, mas consegui superar tudo isso com parcerias que consegui nos últimos anos e muita persistência”, afirma Matheus. Entre as parcerias de destaque do atleta, estão o treinador Ivo da Silva, que o acompanha desde o início de sua trajetória, a namorada Yanna Xavier Mota, que o acompanha em treinos e competições, e a FURB.  
 
Durante a pandemia, Matheus não parou com seus treinos diários, mesmo tendo que realizá-los sozinho. "Todos sabem que um atleta de alto rendimento precisa ter uma equipe multidisciplinar completa para explorar sua máxima performance. Ainda mais nesse último ano de pandemia, foi mais difícil, pois tive que treinar sozinho por um longo período, mas mesmo assim nós conseguimos alcançar o índice”, conta o atleta.  
 
Chegando ao próximo nível de sua carreira, Matheus Corrêa agora atinge o índice olímpico e se prepara para a prova dos 20km, que acontece dia 5 de agosto, a partir das 4h30 da manhã. Já no Japão, nas instalações de treinamento dos representantes brasileiros do Atletismo, Matheus gravou uma mensagem de agradecimento ao curso de Educação Física e toda comunidade acadêmica da FURB pelo apoio e torcida. “Espero fazer uma excelente prova e representar muito bem todos vocês”, afirma ele no vídeo.