Estudantes simulam Conselho de Segurança da ONU

Estudantes simulam Conselho de Segurança da ONU

Foto: Divulgação

 

Estudantes de Direito da Universidade Regional de Blumenau e da ETEVI, o ensino médio da FURB, participam nesta terça-feira, 07 de junho, do FURBMUN - FURB Model United Nations, o I Simulado de Modelo das Nações Unidas da FURB.

A atividade de práticas diplomáticas já é realizada por outras instituições no Brasil e em outros países com o objetivo de trabalhar uma temática que envolva a discussão de um interesse da sociedade internacional.

“Selecionamos 45 estudantes para que eles representem os interesses nacionais e a política externa de 15 países que vão compor o Conselho de Segurança da ONU. A temática central do simulado será o conflito armado em curso na Ucrânia. Desde que nós tivemos as primeiras investidas militares da Rússia, isso já faz mais de 100 dias, temos diversos impactos, sejam eles na cadeia de suprimentos, segurança alimentar, segurança internacional, da produção e distribuição de energia e isso em escala global, então nós nos colocamos nesse desafio de pensar sobre este tema, dentro das Nações Unidas. Os alunos e alunas serão delegados ou diplomatas, que vão tentar eleger tópicos para que sejam abrigados na resolução final deste comitê, que é o Conselho de Segurança das Nações Unidas”, explica a professora Wanda Muniz, organizadora do evento.

A professora explica também que a intenção desta parceria do Centro de Ciências Jurídicas e com a ETEVI é trazer esse modelo diferenciado de evento, “no qual não temos aquela ideia mais comum das conferências, das palestras, mas propondo uma atividade que possa trazer o estudante de fato para o protagonismo”.

A realização do simulado coloca Blumenau na agenda de simulações de todo o Brasil, para fortalecer a prática no estado de Santa Catarina, como forma de capacitar cada vez mais estudantes da graduação e de ensino médio para a discussão de interesses dos países, das organizações internacionais, das pessoas em si, dos governos nacionais, “que essa discussão ela seja amplificada, debatida, no corpo de comitês de órgãos das Nações Unidas, da União Europeia, da Organização dos Estados Americanos, ou da União Africana”, pontua Wanda. 

 

Liga Acadêmica Patrícia Kegel

A realização do I Simulado de Modelo das Nações Unidas da FURB marca também o lançamento da Liga Acadêmica Patrícia Kegel, criada em homenagem à professora de Direito Internacional e diretora da CCJ, que faleceu em 2019. “A Liga deve ser o espaço de discussão, de grupos de pesquisa e, também, de formação de uma equipe que queira simular, que estude práticas diplomáticas e interesses nacionais e internacionais, sobre os mais variados temas, como a pauta climática, ambiental, comercial, conflitos armados, entre outras e que possa representar a FURB em simulações fora de Santa Catarina”, explica Wanda. “Temos grandes circuitos, em diversos estados do Brasil e, também, fora do nosso país. A própria ONU tem interesse e incentivo para que tenham mais simulações e estágios na área do Direito Internacional, em organizações internacionais”, destaca a professora.

Assim, a Liga Acadêmica Patrícia Kegel vai ser voltada a este público de estudantes que deseja seguir na área do Direito Internacional, seja como diplomatas, ou advogados que atuem em fóruns internacionais ou que sejam funcionários em órgãos internacionais. “Vai ser um meio muito interessante de capacitação, de incentivo, de aprimoramento, de leitura e de postura de pensar realmente o Direito Internacional”, conclui Wanda Muniz.

O I Simulado de Modelo das Nações Unidas da FURB e lançamento da Liga Acadêmica Patrícia Kegel serão realizados no auditório da Biblioteca Universitária, nesta terça, 07 de junho, a partir das 19 horas.