Exposição revela cronofotografias de Lilian Barbon

Exposição revela cronofotografias de Lilian Barbon

Foto: Lilian Barbon

A artista plástica Lilian Barbon realiza a axposição de fotografias “Cronofotografias do Self”, a partir das 20 horas desta terça-feira (02/10/2012), no Salão Angelim, saguão da Biblioteca Universitária, campus I da FURB. No seu trabalho, ela propõe estudar o movimento interno, dela mesma, de seu Self. Entendendo Self (termo usado em psicologia) como o produto de processos dinâmicos que asseguram a unidade e a totalidade do sujeito, Lilian divide-se, multiplica-se e deforma-se, para compreender-se a si mesma. A exposição ocorre até 20 de outubro.
 
Uma aposta
Em 1872 o então governador de California fez uma aposta defendendo a tese de que o cavalo galopante ficava com as quatro patas no ar. Então para provar este fato e ganhar o dinheiro da aposta contratou o fotógrafo Eadweard Muybridge. Este, auxiliado por um engenheiro, desenhou um sistema no qual o cavalo, na medida que galopava, ia ativando disparadores de 24 câmeras fotográficas colocadas em linha.
 

Agora, muito tempo depois, a cronofotografia usada para estudar o movimento de animais e de pessoas. Assim, no deslocamento entre a mulher fotógrafa e a mulher fotografada, ai entre o ser que vê e o ser visto, se posiciona o ser humano tentando dilucidar seu lugar no mundo, mundo este cada vez mais de aparências e de incertezas.