4ª Mostra de Cinema Além da Imagem traz produções voltadas para deficientes visuais e auditivos

4ª Mostra de Cinema Além da Imagem traz produções voltadas para deficientes visuais e auditivos

Foto: Rob Sinclair/Creative Commons

Segundo a Constituição Federal, o acesso à cultura é um direito de todo o cidadão brasileiro. Há algum tempo, em certos casos, isso parecia algo utópico para algumas pessoas, como é o exemplo de deficientes visuais e auditivos, que não podiam apreciar o cinema. Hoje em dia a acessibilidade vem crescendo e projetos vem sendo criados, como a 4ª Mostra de Cinema Além da Imagem, que está percorrendo cidades por todo o Brasil.

 
A mostra chega à Universidade Regional de Blumenau (FURB), nesta quinta-feira (1/11), no Auditório do Bloco J (Câmpus 1), das 8h30min às 14h, com exibições gratuitas de filmes de curta-metragem produzidos no Amazonas. Tecnicamente tratados com “audiodescrição”, os vídeos trazem legendas em português e libras, para que possam ser compreendidos por Deficientes Visuais e Auditivos.
 
A iniciativa prevê a inclusão do produto audiovisual para esse público, com pouco acesso aos entretenimentos culturais brasileiros. A temática dos filmes são as lendas, mitos e histórias que revelam a cultura da Amazônia. As pessoas não deficientes participam da mostra com vendas nos olhos, para que possam sentir as mesmas sensações do público-alvo.
 
O projeto é uma parceria entre a Associação de Mídias Audiovisuais e Cinema do Amazonas, Guaraná Tuchaua e Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Amazonas.
 
Mais informações com Junior Rodrigues pelo telefone (92) 3877.9121 ou pelo email cinemaalemdaimagem@gmail.com.