Programa “Universidade da 3ª Idade” comemora 20 anos

Programa “Universidade da 3ª Idade” comemora 20 anos

Foto: Ned Horton

Era uma quarta-feira à noite, 25 de novembro de 1992, quando o programa “Universidade da 3ª Idade”, idealizado pelas professoras Marli Schramm, Helga Emmel Koch e Yolanda Soares Tridapalli, dava seus primeiros passos e era lançado na FURB. “Montamos o projeto, criamos as atividades e, por fim, buscamos uma coordenação para colocá-lo em funcionamento. Aí surgiu à professora Marita Deeke Sasse, que abraçou a ideia e tocou o programa até seu falecimento, em 1998”, lembra Marli Schramm.

 
O lançamento do projeto completa 20 anos no próximo dia 25 de novembro. E para celebrar, a FURB promove um evento comemorativo à data nesta quarta-feira (21/11), no Auditório do Bloco J, Câmpus 1 da FURB, às 19h30min. A solenidade contará com a presença dos professores envolvidos na construção do programa desde seu início. Eles serão homenageados, será relembrado o histórico do programa e haverá um culto de celebração.
 
Nestes 20 anos, o projeto passou por várias transformações até se tornar, desde 2004, no Programa de Educação Permanente (Proep). Recebendo em média 220 alunos por semestre, o Proep é destinado às pessoas que atingiram a maturidade – idosos e maiores de 45 anos – e oferece desde a prática de atividades físicas como outras forma de manutenção da saúde, desenvolvimento de habilidades artísticas e construção da cidadania.
 
“Os tempos são outros, agora o idoso está na rua, vivendo, e também voltando à universidade, tendo experiências novas e que alguns na época da juventude não puderam ter”, contou a servidora Rosana Rebelo, atual coordenadora do programa.