Dissertação aborda uso de fungos em áreas de regeneração florestal

Dissertação aborda uso de fungos em áreas de regeneração florestal

Foto: Leo Laps

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Thiago Roberto Schlemper faz sua defesa de dissertação nesta sexta-feira (22/2), às 8h, na sala D-112, Câmpus 2. Em seu trabalho, o acadêmico aborda um método para inocular fungos micorrízicos na raiz de plantas (uma relação de mutualismo, em que ambos trocamos nutrientes) utilizando como substrato uma mistura de resíduos agrícolas – restos de cana-de-açúcar, cevada e palmeira real – com solo e casca de árvores. Os testes foram feitos de forma controlada em espécies arbóreas nativas, em uma área de regeneração florestal.

 
“Desta forma, Thiago buscou solução para dois problemas: o destino do lixo agroindustrial e a produção de um inoculante, algo que ainda não existe no mercado brasileiro”, explica o orientador da dissertação, prof. Sidney Luiz Stürmer, cujas pesquisas na FURB também abordam métodos para utilizar fungos micorrízicos nas raízes das plantas. O objetivo é diminuir o uso e a dependência de fertilizantes químicos entre os produtores rurais e também em áreas de reflorestamento, melhorando a absorção de nutrientes das plantas.
 
 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental foi criado na FURB em 1998, e tem foco em tecnologia e gestão ambiental. As linhas de pesquisa abordam "Tecnologias e gestão de resíduos" e "Gestão de ambientes naturais e construídos".

 
 
Defesa de dissertação de mestrado
22 de fevereiro – 8h – Sala D-112 – Câmpus 2
Título: Produção de inoculante micorrízico on farm com resíduos agroindustriais e seu efeito no crescimento e nutrição de espécies arbóreas nativas.
Autor: Thiago Roberto Schlemper
Banca: Dr. Sidney Luiz Stürmer – orientador; Dra. Fátima Maria de Souza Moreira – UFLA; Dra. Lorena Benathar Ballod Tavares – FURB