Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) completa 33 anos neste domingo

Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) completa 33 anos neste domingo

Foto: Divulgação

Ensino Médio com cara de Universidade. A Escola Técnica do Vale do Itajaí (Etevi), localizada no Bloco G do Campus 1 da Universidade Regional de Blumenau (FURB), completa neste domingo (3/3) 33 anos de integração do estudante de ensino médio ao ambiente universitário. Durante todo esse período, a escola insere seus alunos no mundo de possibilidades que a universidade promove. Atualmente, a Etevi possui 505 alunos divididos em 13 turmas.

 

Acesse o Portal Etevi


Tudo começou em 1975, quando a Cia. Souza Cruz cedeu à FURB o Campo Experimental no município de Gaspar, uma área de 86 mil metros quadrados. Cinco anos depois foi implantado ali o curso técnico em Agropecuária, com sua primeira turma, formada por 42 alunos. Nascia naquele momento a Escola Técnica de Agropecuária do Vale do Itajaí, que se tornaria a Escola Técnica do Vale do Itajaí, expandida para a estrutura da FURB com a criação dos cursos Técnicos em Processamento de Dados, Estatísticas e Desportos.
 
 
Em 1988, a Etevi teve seu reconhecimento e foram criados os cursos técnicos em Eletrônica Digital e Colegial (Ensino Médio). Dois anos depois, com o desenvolvimento tecnológico do país e a era da informática, o curso técnico em Agropecuária sofre com a baixa demanda e é desativado.
 
No início da década de 2000, são excluídas as ofertas de cursos técnicos, permanecendo somente o ensino médio. Além de uma nova linha pedagógica, a escola inicia um processo de internacionalização para a participação dos alunos em intercâmbios através de convênios com várias escolas de diversos países.
 
Por que fazer Etevi?
A Etevi tem o índice de 94% de aprovação no vestibular e, nos últimos cinco anos, vem liderando o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre as escolas públicas da região do Vale do Itajaí. Tudo isso devido ao clima de Universidade que se cria através de vários projetos ligados à iniciação científica, com acesso às pesquisas e ações comunitárias. “Por estar situada dentro de uma universidade, a Etevi se diferencia das outras, pois usufrui de toda a estrutura da FURB”, afirma o diretor da escola, Victor Nunes.

A FURB oferece para as 13 turmas da escola toda a sua estrutura física, composta pelo complexo desportivo e aquático, laboratório de informática com serviço de impressão, laboratórios científicos, parceria com o FURB Idiomas, além da Biblioteca Universitária, que possui opção de lazer e estudo com mais de 500 mil volumes.

Quem é aluno da Etevi também pode participar do Grupo de Dança, Grupo de Teatro, Academia de Oratória, curso de Formação Profissional, curso de Corel Draw e de violão, orientação profissional com visitas aos cursos de graduação da universidade, programa de inserção no mundo do trabalho, intercâmbio cultural fora do país, entre outros projetos e atividades extracurriculares oferecidos.

“Estudar aqui faz com que já nos habituemos ao Ensino Superior”, garante Beatriz Boos, aluna do 1º ano B.

Nas aulas de educação física, que acontecem duas vezes por semana no período vespertino, o estudante é quem escolhe a prática esportiva a fazer, e pode trocá-la durante o ano.