FURB convoca comunidade para revisão de Plano de Desenvolvimento Institucional

FURB convoca comunidade para revisão de Plano de Desenvolvimento Institucional

Foto: Divulgação

É hora de ajudar a construir o futuro da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Através de assembleias mensais abertas para toda a comunidade e de um fórum virtual na Internet, começa no dia 6 de março, às 14h, no Auditório do Bloco J (Câmpus 1), a revisão do atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), escrito há três anos e com vigência até 2015. Mais que uma exigência do Ministério da Educação para credenciar instituições de ensino superior do país, o documento é uma ferramenta para as universidades avaliarem e atingirem suas metas e objetivos.

 
Separado por nove eixos temáticos, o PDI traça um perfil completo da instituição, do corpo docente até a infraestrutura física e administrativa da universidade. Também organiza o cronograma de implantação e desenvolvimento dos cursos e analisa aspectos financeiros e orçamentários, além de determinar a missão e o perfil da instituição, entre outros.
 
 
O primeiro eixo, a ser trabalhado no dia 6 de março, aborda o Perfil Institucional da FURB: a missão, visão e valores da universidade, e as áreas de atuação acadêmica. O texto-base, que será discutido na tarde da próxima quarta-feira, já está disponível para leitura no site do PDI-FURB.
 
“Com as informações de hoje, buscamos ajustar os rumos da FURB. E uma das características essenciais do PDI é a participação de toda a comunidade, não apenas da universidade, mas de toda a região, na formulação dos documentos”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Extensão da FURB, Marco Antônio Rivail da Silva, um dos integrantes da COPERA-PDI, comissão formada em outubro para gerenciar o PDI da FURB. Formada por servidores de todas as unidades da FURB, a COPERA-PDI elaborou uma nova metodologia para trabalhar o PDI. O grupo já elaborou também um cronograma completo para os encontros presenciais para discussão do PDI.
 
 
 
Construído em 2010, o atual PDI da FURB acabou sendo redigido sem a participação da comunidade acadêmica, problema que foi apontado pela Comissão Externa de Avaliação. A revisão, portanto, pretende garantir um processo mais participativo e servir de aprendizado para a elaboração, em 2014, do PDI para o período 2015-2020.
 
Entenda o passo a passo da revisão do PDI
1) A COPERA-PDI elabora um texto-base de cada eixo temático do PDI, utilizando o texto presente no PDI e buscando informações e sugestões em setores específicos da universidade. Exemplo: no caso do eixo 7, “Infraestrutura”, a Divisão de Administração do Câmpus (DAC) seria um dos setores consultados.
2) O texto-base é divulgado na Internet duas semanas antes do encontro presencial, aberto toda a comunidade, para leitura.
3) Uma semana após o encontro, o texto é colocado na Internet e sugestões podem ser feitas na página do PDI da FURB por um período de duas semanas.
4) Encerrado o prazo para sugestões, a COPERA elabora um texto final.
5) Encerrada a discussão dos nove eixos temáticos do PDI (provavelmente até o final do ano), o documento será levado para análise do Conselho Universitário (CONSUNI).