MEC disponibiliza curso online de Inglês pelo programa Ciência Sem Fronteiras

MEC disponibiliza curso online de Inglês pelo programa Ciência Sem Fronteiras

Foto: Jakub Krechowicz/Stock Images

O Ministério da Educação (MEC) acaba de disponibilizar na Internet a plataforma My English Online (MEO), um curso online de Língua Inglesa focado nos requisitos do programa Ciência Sem Fronteiras, que oferece bolsas de intercâmbio acadêmico para universitários do país em instituições de vários países do mundo. A ferramenta é uma das principais ações do Inglês Sem Fronteiras, lançado pelo MEC no final do ano passado com o objetivo de enfrentar a péssima proficiência dos acadêmicos brasileiros no idioma – principal entrave para que mais jovens aproveitem essas oportunidades de estudo no exterior.

 
Nesta fase de implantação do MEO, serão distribuídas pelo MEC dois milhões de senhas de acesso pessoal para estudantes matriculados em universidades públicas (caso da FURB) ou alunos de instituições privadas que tenham obtido, no mínimo, 600 pontos em alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após o ano de 2009. Alunos de cursos de pós-graduação recomendados pelo Capes também podem participar. O MEC recomenda pelo menos três horas de estudo por semana.
 
 
Dados obtidos pela empresa multinacional de intercâmbio Education First colocam o Brasil em 46º lugar – entre 54 países – em um ranking de proficiência em Inglês, atrás de países sulamericanos como Venezuela, Argentina (a melhor colocada no continente) e Peru. A situação é sutilmente melhor nas regiões Sul e Sudeste e nos estados do Ceará, Sergipe e Paraíba.
 
 
Para a professora Marina Beatriz Borgmann da Cunha, coordenadora do FURB Idiomas, estudar Inglês ou qualquer outro idioma através de cursos online é uma boa alternativa para melhorar esta situação, principalmente para aqueles não tem condições físicas ou financeiras de participar de um curso presencial. Ela alerta, no entanto, que o estudante precisa ser extremamente disciplinado.
 
“Também existem limitações, como a ausência de um professor que corrija pronúncias com precisão e a falta de sessões de conversação, essenciais para desenvolver esse aprendizado. Como um complemento à sala de aula, o curso online pode ajudar muito. Sem dúvidas, é uma ótima ação do MEC para ajudar os estudantes brasileiros”, afirma a Borgmann. Neste semestre, o FURB Idiomas abriu uma turma focada no exame TOEFLS, um dos testes de nivelamento exigidos para obter bolsas pelo Ciência Sem Fronteira.