Curso de Direito debate projeto pedagógico com comunidade externa

Curso de Direito debate projeto pedagógico com comunidade externa

Foto: Divulgação

Em uma ação pioneira na Universidade Regional de Blumenau (FURB), o Curso de Direito vai abrir espaço para a comunidade externa debater e opinar sobre a reestruturação do projeto pedagógico do curso, que atualmente conta com 1,4 mil alunos (cerca de 15% do total de acadêmicos da instituição). No seminário que acontece no Auditório do Bloco J (Câmpus 1) a partir das 14h desta quarta-feira (13/3), duas perguntas-chave devem nortear as discussões: o que significa ter formação jurídica no século 21 e que tipo de profissional uma universidade deve formar para o mundo do trabalho? O objetivo é inaugurar o novo currículo já em 2014.

 
“O curso de Direito da FURB nasceu em dezembro de 1967 de uma demanda da comunidade. Achamos interessante voltarmos a ouvi-la agora. Queremos saber como eles vêem o ensino do Direito – não apenas na própria FURB, mas de uma maneira geral, e qual deve ser seu perfil”, explica a coordenadora do curso, Kátia Ragnini Scherer. Forma convidadas quase 50 entidades, desde órgãos jurídicos como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público de Santa Catarina até chefes do Executivo de municípios do Vale do Itajaí e representantes sindicais, para tomar parte no seminário.
 
O projeto pedagógico de um curso contém, entre outras informações, a matriz curricular com todas as disciplinas obrigatórias e optativas (a última versão data de 2005), a concepção geral do curso e as temáticas a serem abordadas em sala de aula. Além do seminário, o curso de Direito também está trabalhando desde novembro de 2012 em uma pesquisa com alunos, professores e egressos para embasar as mudanças. “Sabemos, por exemplo, que precisamos trazer mais temas atuais para atender às demandas profissionais e da sociedade, como Direito Ambiental e Constitucional e novas tecnologias, entre outros”, antecipa Scherer.