Ateliê Vertical 2013 coloca em debate a curva mais polêmica do Rio Itajaí-Açu

Ateliê Vertical 2013 coloca em debate a curva mais polêmica do Rio Itajaí-Açu

Foto: Jennifer Boyer/Creative Commons

O Rio Itajaí-Açu tem muitas curvas. Uma delas, especificamente localizada junto à foz do Ribeirão Garcia, no Centro de Blumenau, vem alimentando polêmicas desde as últimas eleições municipais, quando a construção de uma nova ponte voltou à pauta política da cidade. O tema do Ateliê Vertical 2013, 3ª edição do Seminário de Prática de Ateliê Integrado do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB, não poderia ser outro: de 22 a 26 de abril, “A curva do Rio” será tema de análises, diagnósticos, estudos e propostas formulados por acadêmicos e docentes.

 
As atividades começam na manhã desta segunda-feira (22/4), a partir das 8h, no Auditório do Bloco J. Palestram os arquitetos Bernardo Brasil (Instituto Federal de Santa Catarina), Dalmo Vieira Filho (Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Florianópolis) e João Paulo Serraglio (Universidade Federal de Santa Catarina), além do engenheiro e professor da FURB Alexandre Gevaerd (Secretário de Planejamento da Prefeitura de Blumenau).
 
Serão trabalhados três eixos temáticos: a) mobilidade urbana, b) humanização da beira do rio e c) patrimônio histórico. Na terça-feira, os acadêmicos e professores vão passar a manhã no Centro de Blumenau, para de quarta a sexta-feira formular propostas a serem encaminhadas para a Prefeitura Municipal. As atividades acontecem sempre pelas manhãs, no Galpão da Arquitetura, no Câmpus 1.
 
“Há uma regra de urbanismo que demonstra que, quanto mais espaço você der para os carros, mais carros vão aparecer. Se construir mais vias garantisse mobilidade, todos os viadutos e obras do gênero que foram feitos em São Paulo nas últimas décadas teria resolvido o problema. O fato é que a classe política, quando eleita, costuma relegar todo esse conhecimento em prol dos seus interesses”, provoca o professor Amilcar Bogo, coordenador do Ateliê Vertical 2013.  
 
São esperados cerca de 400 participantes, entre alunos e professores, para a atividade, que faz parte da matriz curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB.