Pós em Desenvolvimento Regional ganha revista de divulgação científica

Pós em Desenvolvimento Regional ganha revista de divulgação científica

Foto: Divulgação

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) acaba de ganhar sua 11ª revista de divulgação científica. A Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (RBDR) já está disponível online em formato PDF no Portal de Periódicos da FURB, com nove artigos de pesquisadores de instituições como Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP), Universidade Federal do Tocantis (UFT) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 
 
Com periodicidade semestral, a RBDR vai abordar temas relacionados à Geografia, Economia, Sociologia, Ciências Políticas e Planejamento Urbano e Regional. Segundo Ivo Theis, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB e editor da revista, trata-se de um projeto antigo do corpo docente e alunos. “Na metade da década passada, o projeto foi adiado. Na época, os recursos eram escassos e as publicações científicas estavam deixando de ser impressas para se tornar apenas virtuais. Acabamos focando em outros trabalhos, como a busca pelo conceito 4 na Capes e a conseqüente criação do Doutorado. Após essas conquistas, a ideia da revista finalmente pôde ser colocada em prática”, revela Theis.
 
O professor não esconde o objetivo de tornar a revista referência em Desenvolvimento Regional na América Latina. Para isso, a primeira edição já cumpre com boa parte das exigências de indexadores como o Scielo, renomada biblioteca digital de periódicos científicos produzidos no Brasil. O conselho editorial da RBDR, por exemplo, conta com 25% de representantes de universidades estrangeiras, além de pesquisadores de todas as macrorregiões do país e de instituições como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
 
Do impresso ao virtual
Além da RBDR, a FURB conta com outras dez publicações científicas ligadas a cursos de graduação e programas de pós-graduação da universidade. Criadas no começo da década de 1990, elas vinham sendo impressas até o ano de 2007, quando começaram a ser disponibilizadas apenas na Internet em um projeto pioneiro no Estado, o Portal de Periódicos.
 
Se por um lado a edição em papel deixou saudade em muita gente, a publicação na rede democratizou o acesso aos artigos, que podem ser baixados gratuitamente, e permitiu um grande aumento de audiência, além de reduzir consideravelmente os custos com impressão e transporte. “Isso não tornou o processo mais simples. Os editores dessas publicações têm uma responsabilidade muito grande, e há vários critérios de qualidade que precisam ser atendidos”, afirma a Bibliotecária Gelci Rostirolla, que no começo do mês apresentou o Portal de Periódicos da FURB em um ciclo de debates sobre o tema na UFSC.
 
Assessoria especializada
A Biblioteca Universitária, que desde 2010 tornou-se responsável pelo Portal de Periódicos da FURB, oferece assessoria especializada para os editores dos títulos já existentes e também pesquisadores interessados em criar novas revistas. Para saber mais, entre em contato com a coordenação pelo telefone 47 3321-0226 ou pelo e-mail portalperiodicos@furb.br.