Por quatro décimos, Grupo de Danças Alemãs fica em terceiro no Festival de Dança de Joinville

Por quatro décimos, Grupo de Danças Alemãs fica em terceiro no Festival de Dança de Joinville

Foto: Mauro Schlieck

Apenas quatro décimos separaram o primeiro do terceiro colocado na categoria Danças Populares Conjunto Avançado Sênior da Mostra Competitiva do 31º Festival de Dança de Joinville, disputada no último sábado à noite (21/7). Com a coreografia inédita “Stammtisch, celebrando a amizade”, o Grupo de Danças Alemãs da FURB obteve nota de campeão: 9,38. Mas o título em 2013 ficou com o Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza, também de Santa Catarina, com nota 9,42. Em segundo ficaram os gaúchos do Grupo Folclórico Polonês de Erechim-Jupem – campeões no ano passado –, somando 9,40. O evento segue até 27 de julho.

 
Com uma equipe mais inexperiente, com nove novatos entre os 26 bailarinos, o Grupo de Danças Alemãs participou desta edição do festival com o objetivo de manter o bom nível das sete participações anteriores – nas quais já soma quatro títulos. O resultado foi mais que satisfatório. “Estamos muito felizes, tivemos uma nota mais alta que em 2012 (quando o grupo foi vice). Os jurados tiveram muito trabalho para desempatar a disputa. Nossos bailarinos estão todos de parabéns, foram aplaudidos do começo ao fim da apresentação”, celebra o coordenador e coreógrafo do grupo, Marcou Aurélio da Cruz Souza.
 
Os blumenauenses que desejam conhecer a nova coreografia do Grupo de Danças Alemãs, um projeto de extensão cultural da FURB com quase duas décadas de fundação, vão ter de aguardar, talvez, até a Oktoberfest – atualmente, não há datas de apresentação na cidade. Os bailarinos se apresentam no próximo fim de semana em uma festa popular em Poços de Caldas (MG).