Encontros promovem o estímulo à inovação através de parceria com empresas

Encontros promovem o estímulo à inovação através de parceria com empresas

Foto: Divulgação

O Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto FURB realizou na última semana dois encontros em Blumenau com o objetivo de estimular a parceria entre a instituição e empresas da região que investem do desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores. Na segunda-feira (22/7), a universidade recebeu o representante do SEBRAE, Aloísio Vicente Salomon, para divulgar o SEBRAETEC. Quinta-feira (25/7), a FURB trouxe equipes do Instituto Euvaldo Loudi (IEL/SC) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para um workshop sobre fontes de fomento para projetos inovadores.

 
Salomon conversou com professores das áreas de Ciências Tecnológicas e Ciências Exatas e Naturais da FURB sobre o SEBRAETEC, programa por meio do qual a universidade está credenciada para prestar serviços de diagnóstico, consultoria e afins para empresas de pequeno e médio porte no desenvolvimento de inovações.
 
Já as equipes do IEL/SC e do BRDE promoveram na FURB um workshop sobre fontes de fomento. Aberto ao público, o evento teve como foco as empresas participantes do projeto “Ampliação da Capacidade Inovadora de Empresas do Estado de Santa Catarina”, coordenado pelo professor doutor Mohamed Amal, do Departamento de Economia da FURB, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e o Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). O projeto está entrando em sua fase final, onde serão avaliadas as 16 empresas participantes para fins de cooperação internacional e implantação de Planos de Inovação em cada uma delas.
 
Tecnova
O workshop teve como principal objetivo apresentar para as empresas presentes as principais linhas de fomento para inovação. O edital Tecnova, cujo lançamento está previsto para agosto, foi um dos destaques. O programa – resultado da parceria entre a Agência Nacional de Inovação (Finep) e a Fapesc – deve disponibilizar mais de R$ 22,5 milhões em recursos para projetos de empresas inovadoras de Santa Catarina.
 
O Tecnova foi apresentado durante reunião da Câmara de Tecnologia e Inovação do Sistema FIESC, realizada na sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), na sexta-feira passada (26/7). O programa, que irá selecionar entre 60 e 75 micro e pequenas empresas, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de produtos, serviços e processos que agreguem valor aos negócios e ampliem os diferenciais competitivos.
 
Instituto FURB
Profissionais da FURB ou de empresas e demais instituições interessadas no tema podem buscar mais informações com a professora Ilisangela Mais, coordenadora do Instituto FURB, pelo e-mail ili@furb.br ou pelo telefone (47) 3321-0913. Também é possível fazer uma visita à sala de administração, na sala M-103, Câmpus 1.