Professora do Departamento de Administração conquista nível 1C como bolsista do CNPq

Professora do Departamento de Administração conquista nível 1C como bolsista do CNPq

Foto: Divulgação

A professora doutora Margarita Barretto, do Departamento de Administração da FURB, acaba de subir do nível 2 para o nível 1C como bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Graduada em Turismo e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a docente atua desde 2008 na instituição blumenauense – com uma passagem anterior, de 1998 a 2002.

 
Apaixonada pelo tema Patrimônio Cultural, Margarita nasceu no Uruguai e, atualmente, trabalha em uma pesquisa que compara as políticas de turismo aplicadas por Brasil e Argentina na região das Missões. Com 25 livros publicados ou organizados – vários deles disponíveis na Biblioteca Universitária –, Margarita também pesquisou recentemente o turismo no Vale do Itajaí e no Vale dos Vinhedos (RS).
 
“Outro tema que estudo quase com exclusividade no Brasil é a imigração por amenidade. Trata-se das pessoas que se mudam para outras regiões ou países apenas pelo prazer de viver nestes lugares, ao contrário de outras imigrações causadas por pobreza ou guerras”, informa.
 
No Brasil, Margarita é uma das duas únicas pesquisadoras do nível 1 do CNPq bachareladas em Turismo e com doutorado em Educação. Orgulhosa pela conquista, ela tem os planos para o futuro muito bem definidos: “Continuar lecionando e pesquisando até me aposentar. Depois disso, continuar pesquisando”.