Mestrados na área de Engenharia abrem inscrições para novos alunos em outubro

Mestrados na área de Engenharia abrem inscrições para novos alunos em outubro

Foto: Divulgação

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é a unidade universitária com mais programas de pós-graduação stricto sensu da instituição: Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal e Engenharia Química. Os quatro mestrados são recomendados pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e abrem inscrições para processo seletivo a partir do dia 1º de outubro.

 
As aulas dos aprovados começam no primeiro semestre de 2014. Há possibilidade de obtenção de bolsas de estudo institucionais ou através de projetos de pesquisa (Capes, CNPq e Fapesc). Para saber mais, procure a secretaria de cada programa.
 
É o mestrado mais antigo do CCT. Criado em 1998, concentra pesquisas e estudos na área de Tecnologia e Gestão Ambiental.
Linhas de pesquisa:
- Tecnologias e gestão de resíduos
- Gestão de ambientes naturais e construídos
Contato: 47 3221-6077 ou ppgea@furb.br
 
Com área de concentração em Sistemas de Energia, o mestrado busca uma participação mais ativa no desenvolvimento regional do setor eletro-eletrônico e de telecomunicações.
Linhas de pesquisa:
- Eletromagnetismo Aplicado e Telecomunicações
- Eletrônica Industrial
- Sistemas Elétricos de Potência
Contato: 47 3221-6019 ou ppgee@furb.br
 
Tem como foco o desenvolvimento de processos industriais, envolvendo transformações físicas, químicas e biológicas, com contextualização especialmente regional.
Linhas de pesquisa:
- Modelagem, simulação, controle e otimização de processos
- Processos da indústria de petróleo, gás e combustíveis alternativos
- Processos da engenharia bioquímica e de alimentos
Contato: 47 3221-6049 ou ppgeq@furb.br
 
Mestrado mais recente do CCT, é pioneiro em Santa Catarina, onde foi o primeiro curso stricto sensu na área de recursos florestais e engenharia florestal. Tem como área de concentração a Conservação e Produção Florestal.
Linhas de pesquisa:
- Silvicultura e Manejo de Recursos Florestais
- Conservação e Restauração de Ecossistemas Florestais
Contato: 47 3221-6115 ou ppgef@furb.br
 
O CCT
Localizado no Câmpus 2, no bairro Itoupava Seca, o CTT conta com 133 docentes, 40% deles com titulação de doutor. É também a unidade universitária com o maior número de estudantes de graduação, com 2,7 mil alunos matriculados neste semestre – cerca de um quarto do total de alunos da FURB.