FURB presente ao lançamento do Circuito Inova SC

FURB presente ao lançamento do Circuito Inova SC

Foto: CMC

A Universidade Regional de Blumenau (FURB), representada pela reitora, Marcia Sardá Espindola, pelo pró-reitor de ensino, Romeu Hausmann, pela coordenadora de comunicação e marketing, Fernanda Ostetto e pelo presidente do DCE, Gustavo Stein, marcou presença no evento de abertura do Circuito Inova SC, uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e da Plataforma On, que foi desenvolvida pelo Sistema Acafe como um instrumento que disponibilizará gratuitamente todas as competências das IES comunitárias (ensino, prestação de serviços, pesquisa, ambientes de inovação e extensão) aos diferentes setores da sociedade.
 
O Circuito Inova SC que vai ocorrer em 13 cidades do estado e o primeiro encontro foi realizado nesta quinta-feira, 21, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, em parceria com o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave).
 
Presente ao evento, o governador Carlos Moisés destacou que as comunitárias “são as grandes parceiras do estado de Santa Catarina, no processo educacional, na inclusão, uma parceria que veio pra ficar”, afirmou.
 
Na oportunidade, a vice-presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, pontuou que nos últimos dois anos foi possível acompanhar de perto o aumento do investimento em educação, assim como no número de editais e chamadas públicas. “E o melhor é que este investimento foi feito democraticamente em todas as áreas do conhecimento, dando ênfase e importância a quem realmente constrói, a quem faz acontecer” destacou. “Eu costumo dizer que as nossas universidades não têm interesse de transformar o mundo. Elas têm, sim, o desejo de transformar a região onde estão inseridas.  Assim nós seguimos trabalhando, fomentando a ciência, a tecnologia, a inovação e a construção do conhecimento”, completou a reitora.
 
Os programas Uniedu e Fapesc, ambos do Governo do Estado, foram motes dos painéis que ocorreram durante a tarde. Representantes das instituições de ensino vinculadas à Acafe, do Governo do Estado, entidades parceiras, bolsistas e pesquisadores se reuniram para entender o atual momento da associação, bem como avaliar números e investimentos realizados em bolsas. “Nós não produzimos ciência, não geramos empreendimentos. Nós aprovamos ideias, fomentamos o desenvolvimento, possibilitamos essa busca por conhecimento”, resumiu o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.
 
Ele apresentou alguns dados significativos. “Temos uma jornada de oportunidades. Uma jornada que, em 2021, completa 25 anos com quase 700 bolsas ativas, 68 instituições vinculadas e mais de 800 projetos em andamento”, referiu. A Fapesc financia investimentos em pesquisa, com foco em pós-graduação.
 
O programa de bolsas de estudos Uniedu, que oferece oportunidades em graduação para estudantes catarinenses, também teve destaque durante a programação. O diretor de Planejamento de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Marcos Rosa, explicou que a iniciativa tem uma característica singular: é a única que distribui bolsas de ensino superior e que é mantida por um governo de Estado. “Certamente este o Uniedu é um grande indutor de tudo o que Santa Catarina representa no campo da pesquisa, inovação e conhecimento no Brasil. Somos um dos Estados que mais rapidamente reagem a crises. Somos um dos Estados que mais estão crescendo no campo de inovação”, observou.
 
De acordo com Rosa, o investimento feito nas bolsas dos artigos 170 e 171, hoje, está muito próximo ao que é investido na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “E apesar de, na sua essência, ele ser um programa de inclusão dos jovens no ensino superior, eu vejo o Uniedu como um transformador de vidas. É a isso que ele se propõe, é isso que ele entrega”, complementou.
 
Integração, apoio, prospecção e potencialização do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de Santa Catarina são os objetivos do Circuito, que tem o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Educação (SED), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI),  da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc). 
 
Na Universidade Regional de Blumenau o evento será realizado no dia 18 de novembro, no Centro do Inovação Blumenau.