Cursos são bem avaliados no Guia da Faculdade 2021

Cursos são bem avaliados no Guia da Faculdade 2021

Foto: CMC

O curso de Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) conquistou cinco estrelas no “Guia da Faculdade 2021”, enquanto outros cursos da instituição receberam quatro estrelas. A relação foi divulgada na terça, 26 de outubro.   
 
O “Guia da Faculdade 2021” é a maior pesquisa sobre ensino superior do Brasil. É uma realização do Jornal o Estado de São Paulo, juntamente com a Quero Educação, uma das maiores startups de marketing educacional do país. A edição deste ano avaliou mais de 16 mil cursos de graduação de todo o Brasil, de instituições de ensino públicas e privadas, que oferecem ensino presencial ou a distância.  
 
A coordenadora do curso de Pedagogia da FURB, professora Cleide Sopelsa, recebeu com alegria a notícia e destacou os critérios utilizados na avaliação. “Nós, do curso de Pedagogia da FURB, estamos muito felizes com a nota cinco, nota máxima recebida pelo curso no Guia da Faculdade. Esta avaliação analisa cursos da modalidade presencial e à distância, considerando a qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura do curso. A nota máxima é em decorrência de o curso ter um excelente projeto pedagógico, um quadro de professores e professoras muito qualificados e contar com uma infraestrutura ótima, com diversos laboratórios e a melhor e mais completa biblioteca de Santa Catarina, além do fato de ser presencial”, considera Cleide. Ela também lembrou que a graduação da FURB já forma professores há mais de cinco décadas. “O curso de Pedagogia da FURB tem mais de 50 anos de história e forma com excelência professores que atuam em toda a região do Vale do Itajaí”.  
 
Outras notas boas  
 
Além do curso de Pedagogia, que recebeu nota máxima, outros cursos da Universidade de Blumenau foram avaliados como muito bom, recebendo quatro estrelas no Guia. São os cursos de: História, Ciências Contábeis, Jornalismo, Serviço Social, Ciências Econômicas, Engenharia Mecânica, Letras – Português/ Inglês, Ciências Sociais, Engenharia Química, Matemática, Teatro, Moda, Farmácia, Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Design, Artes Visuais, Educação Física (licenciatura) e Engenharia Elétrica.  
 
Já os cursos de Educação Física (bacharelado), Química (licenciatura e bacharelado), Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Publicidade e Propaganda, Engenharia Florestal, Sistemas de Informação, Biomedicina, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Música,  Odontologia e Engenharia de Produção receberam três estrelas cada.  
 
Dez cursos não foram avaliados, sendo eles Gestão de Turismo, Gestão em Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Secretariado, Dança, Comércio Exterior, Marketing, Gestão Comercial e Gestão de Processos Gerenciais.  
 
Para o Pró-reitor de Ensino da FURB, professor Romeu Hausmann, o resultado da pesquisa mostra a seriedade do trabalho desenvolvido na Universidade. “Recebemos com satisfação o resultado positivo da avaliação dos nossos cursos de graduação. A avaliação publicada pelo guia do Estadão mostra a qualidade percebida dos nossos cursos. Em uma escala de uma a cinco estrelas, sendo cinco estrelas a nota máxima, os cursos da FURB obtiveram resultados muito expressivos. Esse resultado é fruto do trabalho sério desenvolvido na FURB. Estamos em constante evolução, sempre inovando e oferecendo o melhor para a sociedade”.  
 
Como funcionam as avaliações 
 
Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação sejam elas universidades, centros universitários, faculdades e institutos são convidadas para fazer parte do “Guia da Faculdade”. Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos.  
 
Tanto os cursos da modalidade presencial como os da modalidade a distância são avaliados. Mas não são todas as graduações que entram no processo de avaliação. Para serem analisadas, elas precisam atender aos seguintes critérios: ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura e ter ao menos uma turma com alunos já formados.  
 
O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. São mais de nove mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do “Guia da Faculdade”.  
 
Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso: para a qualidade do projeto pedagógico; qualidade do corpo docente; e qualidade da infraestrutura.  
 
Cada curso recebe a avaliação de seis professores e, caso um curso não receba pelo menos quatro notas dos avaliadores, ele é considerado como “sem nota” na avaliação. Além disso, a maior e a menor notas recebidas são descartadas e o resultado numérico do curso em 2021 é a média das notas intermediárias restantes.  
 
O resultado numérico de 2021 (com peso 3) é somado ao resultado numérico de 2020 (peso 2) e ao resultado de 2019 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso. Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.  
 
O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão: entre 5 e 4,50 – 5 estrelas; menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas; menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas; menor que 2,50 – não estrelado.